Inovação segundo a 3M

Inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista econômico e sustentável e oferece retorno financeiro às empresas. Ou seja, toda inovação precisa gerar resultados.

Inovação não é invenção, nem descoberta. Ela pode requerer estes conceitos, e frequentemente isso acontece. Mas o seu foco não é o conhecimento, e sim o desempenho econômico. A primeira aplicação de uma inovação deve ser a estratégia, aproximando-se ao máximo do seu ideal. Mas, para que uma invenção seja considerada uma inovação, seus clientes precisam reconhecer o valor de todo o seu investimento.

Considerado o “Pai do Post It”, Geoff Nicholson foi um dos líderes que mais incentivaram a inovação na 3M. Com quase quarenta anos de atuação na companhia, Geoff chegou a vice-presidência internacional, inspirando pessoas e processos.

“Inovação é transformar conhecimento em dinheiro”
Geoff Nicholson

[ INOVAÇÃO = SOLUÇÃO DE PROBLEMAS + VIABILIDADE ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL + LUCRO FINANCEIRO ]

Ciclo de Inovação

Agora que você já sabe o que é uma inovação, conheça as fases que a sua ideia precisa percorrer até ser considerada uma inovação.

Criatividade:

Primeiro você precisa ter uma boa idéia. Entender o cliente e pesquisar o mercado é essencial para gerar os insights e direcionar a energia para trabalhar nas maiores necessidades. Analise os processos necessários para que ela seja viabilizada e avalie se ela impactará positivamente nos negócios.

Invenção:

Depois de analisar o seu projeto sob todos os pontos de vista, chega a hora de pesquisar. Nesta fase, você precisa tirar a idéia do papel e concretizá-la. Com pesquisa e estudos, é preciso aperfeiçoar conceitos, criar protótipos, testar suposições para transformar o sonho inicial em realidade.

Inovação:

Se a sua ideia foi lançada, e obteve resultados positivos, significa que foi criado valor. As pessoas querem adotar a inovação e incorporá-la na sua rotina. Neste momento do ciclo de inovação, é o mercado que vai dizer se o seu projeto foi bem aceito através dos resultados que ele renderá a sua empresa. Caso o resultado seja positivo, parabéns! Você tem uma inovação.


Fita Crepe 3M: Da oficina para o mundo

Você já sabe que para criar uma inovação é preciso entender as necessidades do cliente. Foi assim que a 3M desenvolveu a Fita Crepe, um produto que tornou-se uma inovação

Tudo começou em 1923, quando Richard Drew, funcionário da 3M, acompanhava o dia a dia das oficinas automotivas.

Richard observou o trabalho dos pintores e ficou intrigado com a dificuldade para pintar os automóveis em duas cores: enquanto uma cor era pintada era preciso proteger a outra parte, utilizando jornal na própria lataria do carro.

Após dois anos de trabalho, nasceu a primeira fita crepe: uma combinação de papel e adesivo que, depois de ser colada, era removida com facilidade, sem danificar a superfície.

A Fita Crepe tornou-se um produto multiuso, com aplicações domésticas e industriais, atendendo os mais diversos mercados.

 

Fonte: https://www.3minovacao.com.br/aprenda/cursos/o-que-e-inovacao