INTERIOR GANHA PRIMEIRO POSTO DE ABASTECIMENTO ELÉTRICO NO RS, GRATUITO ATÉ O FINAL DO ANO

Eletroposto em Santa Cruz do Sul carrega veículos com energia gerada pelo sol

Autora: Marta Sfredo

Conhecida como “capital gaúcha da energia solar”, Santa Cruz do Sul dá mais um passo no caminho da sustentabilidade. Depois de adquirir o primeiro carro elétrico da cidade, a Solled Energia colocou em funcionamento o primeiro eletroposto do interior do Estado.

Instalado ao lado da empresa, na RSC 287, o equipamento está disponível para abastecimentos de carros elétricos que circulem pela rodovia.

Até o final do ano, esse abastecimento de qualquer veículo movido a eletricidade será gratuito, garante o diretor da Solled Energia, Josué Farias. Vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

A energia elétrica do eletroposto é gerada pela garagem com cobertura de 15 placas fotovoltaicas, que produzem 4,8 kWp (quilowatt pico). O abastecimento completo de um carro elétrico leva, em média, quatro horas.

A Solled Energia tem cerca de 850 microusinas interligadas à rede, com geração de 18 megawatts energia elétrica por ano. Em relatório da ABSolar e Aneel, de junho de 2019, Santa Cruz do Sul segue como referência em energia solar no Brasil, figurando em quinto lugar no ranking nacional, enquanto o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição nos rankings de Estados.


Fonte: Zero Hora, 03/07/19