A CERTAJA Energia é destaque no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão RS, no ramo de Infraestrutura, na premiação inédita promovida pelo Sistema Ocergs para reconhecer as cooperativas gaúchas que se destacaram pela qualidade em gestão e governança em 2024. A cerimônia de premiação ocorreu no Jantar dos Presidentes, no dia 28 de Outubro.
Ao todo, 11 cooperativas foram destacadas pelas práticas de excelência em gestão e 27 receberam o certificado SomosCoop, pela promoção do desenvolvimento sustentável e pela entrega de valor para a sociedade e seus cooperados, com o qual a CERTAJA Energia também foi agraciada.
”Esse prêmio veio reconhecer e, acredito, oxigenar ainda mais esse trabalho sério e comprometido de toda a nossa equipe na busca da excelência dos serviços prestados aos nossos mais de 30 mil cooperados, destaca o presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins.
“Estamos felizes com esse reconhecimento, que é fruto do trabalho de muitos certajanos. A gestão é um trabalho em equipe, no qual todos têm um papel importante e fundamental para o sucesso”, ressalta Ederson Madruga, vice-presidente.
Metodologia
A análise das cooperativas inscritas no prêmio foi realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A metodologia utilizada foi baseada no Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O reconhecimento também avaliou a maturidade da gestão de core business das cooperativas – agropecuário, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. Todas as homenageadas atingiram no mínimo 75 pontos nos requisitos avaliados. Aquelas com melhor desempenho receberam os troféus de destaque e uma missão a Mondragón Corporación Cooperativa (MCC), maior grupo cooperativo do mundo, situado do País Basco ao norte da Espanha.
Na cerimônia, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou que a celebração é de conquistas, mas também de resiliência. “Nos últimos tempos, enfrentamos desafios que jamais poderíamos prever. Foi um período de grande provação. Por isso, reconhecemos o empenho e dedicação de cada um de vocês, mostrando que a união é a maior força do cooperativismo”, disse. “Os resultados positivos refletem o empenho, o trabalho de excelência e a capacidade das nossas cooperativas de superar desafios”, acrescentou.
O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve na premiação e enalteceu o cooperativismo gaúcho e o impacto do modelo de negócio na economia do Rio Grande do Sul. “União, cooperação e colaboração são valores que norteiam o nosso sistema cooperativo. Assim é o modelo de organização que coloca as pessoas no centro, procura não deixar ninguém para trás e compartilha o melhor do resultado econômico com todos os que se esforçam”, ressaltou.