Os doutorandos Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia, da Unisinos, desde o início deste ano vem aplicando sua linha de pesquisa para alavancar a inovação em cooperativas na CERTAJA Energia. Orientados pelo Prof. Dr. Jorge Veschoore, os colegas juntaram suas expertises, Garcia com a Inovação, e Deivid com o Cooperativismo.
Em 01/10 Deivid e Garcia reuniam-se com a direção e com os certajanos envolvidos nos planos de Inovação e apresentaram os resultados de sua pesquisa na CERTAJA. A principal conclusão é que é possível existir um sistema de inovação para Cooperativas, específica para elas, e não copiado de uma empresa mercantil. A partir do trabalho desenvolvido aqui, desenvolveram um modelo específico para ser aplicado nas Cooperativas.
Segundo os pesquisadores, a disseminação uma cultura da inovação em cooperativas leva à equiparação do pensamento inovador ao que está acontecendo nas demais empresas mercantis e ao uso dos fundamentos do cooperativismo como impulsionadores de inovação. “Isso irá tornar a CERTAJA mais preparada para a competitividade no mercado de trabalho, gerando mais resultados satisfatórios aos cooperados. Nas empresas mercantis o fator central de sucesso é o apoio incondicional da alta gestão, e na CERTAJA foi a mesma situação: a direção deu total apoio para o nosso trabalho. Portanto, gostaríamos de agradecer ao presidente Renato Martins, aos gerentes e gestores, e ao Michael e a Marisa, do Núcleo de Qualidade, que nos auxiliam na organização do trabalho”, afirmam.
A experiência desenvolvida na CERTAJA foi tão positiva, que em novembro deste ano nossa Cooperativa apresentará seu case de inovação no maior evento de cooperativismo estadual, em Bento Gonçalves. A Cooperativa continuará investindo no desenvolvimento desta cultura, para cada vez mais melhorar serviços, processos e satisfação do cooperado.