DICA DE SAÚDE

Desde 2015 o mês de dezembro ganhou uma pigmentação que chama a população a redobrar os cuidados com outro vilão dos brasileiros: o câncer de pele. Trata-se do Dezembro Laranja, que alerta para os riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde.

“A exposição solar se dá nas atividades do nosso dia a dia, não somente quando vamos para a praia. Por isso, é fundamental se proteger quando vamos fazer nossas atividades, mexer no jardim ou mesmo caminhar na rua”, afirma a médica Bruna Fischer, Oncologista e Hematologista, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed. “É importante se proteger sempre que houver exposição ao sol, principalmente no rosto, nas mãos e nas orelhas”, acrescenta.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.

O hábito de cuidar da pele deve ser reforçado nos meses de verão, mas que não pode ser esquecido em nenhum mês do ano. Por isso, alguns cuidados precisam ser observados sempre:

 1- O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.

 2 – Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.

 3 – Desde a infância, atente para a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.

 4 – A maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h)

 5 – Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.

A dica final e mais preciosa é: cuide de todo o seu corpo, e não esqueça da sua pele!

Crédito imagem e texto (resumido): Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *