Infelizmente, ainda não existe uma “pílula mágica” que nos dê saúde e longevidade (seria interessante se tivesse, não é mesmo?). Porém, existem hábitos que nos ajudam a ter uma vida mais saudável.
Vivemos constantes mudanças climáticas, lidamos diariamente com o estresse, eventualmente, temos noites mal dormidas e não nos alimentamos tão bem quanto deveríamos. Estes fatores são grandes inimigos das nossas proteções naturais.
Uma das melhores maneiras de reforçar a sua imunidade é pela boca, com a sua alimentação. Confira uma lista de alimentos que pode te ajudar nisso. Ela foi preparada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.
Vegetais de folhas escuras
Eles devem estar na maioria das nossas refeições. Espinafre, brócolis, couve e rúcula, por exemplo, são boas fontes de ácido fólico, um nutriente muito importante para a formação dos glóbulos brancos (responsáveis por combater os invasores do organismo).
Alho
O alho tem importantes funções protetoras, por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos.
Cebola
Parceira do alho nos temperos e refogados, a cebola também pode ser consumida na salada. Ela é rica em uma substância protetora chamada quercitina.
Castanha-do-Pará
Consumir uma ou duas castanhas por dia é o bastante para combater os radicais livres, que agridem o organismo e provocam doenças. Ela é rica em selênio, mineral que também estimula o sistema imunológico.
Frutas cítricas
É muito importante consumir frutas cítricas por conta da vitamina C. Laranja, limão, acerola e afins são ricos não apenas desta vitamina, mas em flavonoides e antioxidantes. Ou seja, têm ação anti-inflamatória, combatem o envelhecimento e ajudam a nos proteger!
Gengibre
Este alimento tem ação bactericida e é rico em vitamina C e B6. Você também pode usá-lo para fazer chás ou adicioná-lo a sucos de frutas.
Iogurte natural + grãos
O iogurte natural auxilia nas funções intestinais e colabora para o bom funcionamento do organismo como um todo. Aliado a uma colher de granola, aveia ou chia, é um excelente lanche para o dia a dia.
Batata yacon
Aqui entramos naqueles alimentos que talvez você não conheça! Este tipo de batata estimula o bom funcionamento intestinal e, de quebra, ajuda o sistema imunológico a trabalhar bem. Ela tem um índice glicêmico mais baixo que a batata inglesa, logo, é mais saudável e traz mais saciedade ao nosso corpo.
Shitake
Mais um alimento para você conhecer. Este cogumelo estimula a produção de células do sistema imunológico e também é muito bem-vindo para reforçar sua imunidade.
Lichia
Esta frutinha é muito rica em vitamina C. Consumir uma porção de 100 g por dia ajuda o sistema imunológico a ficar forte.
Fonte: Unimed VTRP