A CERTAJA Energia sediou, entre os dias 10 e 11 de maio, o Encontro de Padronização da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). Representando 11 cooperativas, marcaram presença no evento 40 técnicos e engenheiros dos setores de Operação, Engenharia e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Na abertura, o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, também vice-presidente da Federação, falou sobre a importância da padronização dos procedimentos num contexto de evolução constante.
“É uma alegria receber este encontro na nossa sede. Precisamos estar acompanhando todo esse processo. Graças ao trabalho, à dedicação e ao comprometimento de todos, temos tido uma resposta muito positiva”, afirmou.
O vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, destacou o avanço conquistado após o início do Programa de Padronização. “Hoje, temos um trabalho em conjunto, estamos sempre trocando ideias. É importante, e é o que nos torna mais fortes.”
O Programa
O Programa de Padronização completa 20 anos em 2023. Segundo o engenheiro eletricista da FECOERGS e responsável pelo programa, Luis Osório Martins Dornelles, tudo começou como um projeto, em 2003, fruto do planejamento estratégico da Federação. O objetivo era unificar os padrões e as normas técnicas das cooperativas. Posteriormente, tornou-se um programa que, atualmente, é focado basicamente na distribuição.
“Ele abrange a parte de projetos, construção e operação das redes aéreas de distribuição, e procura trazer procedimentos com o viés da segurança e metodologias para que o trabalho seja executado de forma ágil e, principalmente, segura”, explica.
Pauta do encontro:
Engenharia e SESMT
– Revisão dos procedimentos de linha viva (atualização do processo de revisão)
– Apresentação da digitalização de processos e documentos relacionados às atividades dos eletricistas (CERFOX)
– Consultoria do engenheiro Aguinaldo Bizzo de Almeida (PGR)
Engenharia
– Atualização da documentação técnica OTD 035.01.08 – Requisitos técnicos para conexão de micro e minigeração:
- Adequação do anexo de proteções
- Inclusão de anexo com formulário para solicitação de orçamento de conexão de micro e minigeração- Procedimentos para migração de padrão de entrada de energia para consumidores do Grupo A que migrarão para o mercado livre
– Compartilhamento de infraestrutura (após avaliação de nota técnica)
SESMT
– Estabelecer cronograma de revisão dos procedimentos de trabalho
– Revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas
– Digitalização de documentos.
Agenda:
O próximo encontro será realizado na Cermissões, em Caibaté, nos dias 14 e 15/06.
Destaques para o time certajano:
Quadros destaca a participação dos colaboradores da CERTAJA Energia no evento: Eleandro Luis Marques da Silva, Thalis Ferrazza, Diones Azevedo, Tiago Hartmann, Deise Ferreira de Araújo, Elton Santos, Roger Schosler Gomes e Leandro Vargas.
“E um agradecimento às colaboradoras da cozinha no trato com o café, água e lanches; além do João Ederson, na organização dos almoços e integração”, menciona.