Na semana passada e nesta semana, a política salarial da CERTAJA Energia foi apresentada aos colaboradores. Segundo o vice-presidente da Cooperativa, Ederson Madruga, após a identificação da necessidade de reestruturação da política salarial, foram contratadas empresas e consultorias que auxiliaram durante todo o processo.
Desde a decisão sobre a reestruturação, em outubro de 2022, e o início do processo, em novembro, a Cooperativa buscou opiniões dos gerentes, coordenadores, do setor de Gestão de Pessoas e da consultoria dos perfis de cargo.
Concomitante à reestruturação das áreas e a reformulação dos perfis de cargo, a Cooperativa apresentou a análise feita sobre a remuneração das funções dos colaboradores. Foram 20 empresas pesquisadas ligadas à área de atuação da CERTAJA Energia.
O estudo identificou que 40% dos níveis salariais das funções estavam abaixo da mediana dos mercados regional e nacional, enquanto 30% estavam acima. Após as análises, foram definidas alterações nas bases salariais, e todas as funções ficaram com salários compatíveis aos do mercado.
“Foi um grande avanço, no qual a Cooperativa, além de organizar sua política salarial, alinha-se com o mercado, procurando preservar e atrair talentos para colaborar com a CERTAJA”, destaca o vice-presidente.
“Esse processo vai continuar. Faremos pesquisas regulares, para que o trabalho desenvolvido agora não se perca ou fique desatualizado”, acrescenta.