Dica de saúde – vitaminas e imunidade

Você sabe qual o papel das vitaminas para a imunidade? Nosso sistema imunológico protege o organismo de influências nocivas. É uma barreira formada por células, tecidos e órgãos, essencial para a nossa sobrevivência. Quando o desempenho do sistema imunológico está comprometido, o corpo logo dá sinal de que algo está errado. É nesse momento, por exemplo, que o organismo pode manifestar alguma doença.

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além de serem necessárias ao crescimento e ao desenvolvimento normais, elas também são importantes no processamento de várias reações químicas.

Conheça cinco micronutrientes que desempenham papéis importantes na manutenção da função imunológica: vitamina B6, vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco:

Vitamina B6

Frango, cereais, bananas e batatas com casca.

Vitamina C

Tomate, frutas cítricas, pimentão, brócolis e kiwi.

Vitamina E

Sementes de girassol, amêndoas, manteiga de amendoim e óleo de cártamo e de girassol.

Magnésio

Trigo integral, legumes, nozes, sementes, soja, grão de bico, banana e abacate.

Zinco

Ostras, cogumelos, carne bovina, caranguejo, peru, oleaginosas e sementes de abóbora.

Preciso suplementar vitaminas para melhorar a minha imunidade?

Através da alimentação é possível garantir a quantidade necessária de vitaminas, de forma que a suplementação se torna, muitas vezes, desnecessária.

Muitas pessoas recorrem a doses extras de vitaminas, mesmo sem haver a indicação de um especialista, e imaginam que, assim, se sentirão melhor ou que, pelo menos, mal não irá fazer. No entanto, isso pode ser prejudicial à saúde e ao bolso.

Alguns excessos de vitaminas são eliminados do nosso organismo, sem causar danos ou benefícios ao corpo – representando apenas um investimento desnecessário. O perigo maior ocorre quando a ingestão demasiada de comprimidos vitamínicos coloca a saúde em risco.

Dor de cabeça, lábios rachados e visão turva são exemplos das consequências que o excesso de vitamina A pode causar, por exemplo. As vitaminas somente devem ser supridas, seja por meio de suplemento ou por adequação na dieta alimentar, quando o médico ou nutricionista identificarem a carência.

A suplementação vitamínica geralmente é indicada a quem possui uma alimentação precária, problemas de absorção de nutrientes ou, ainda, para o tratamento de alguma doença.

Saiba mais no portal da Unimed VTRP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *