Exames ocupacionais e sua importância dentro das empresas

Nas últimas três semanas, nove colaboradores da CERTAJA Energia realizaram exames periódicos. Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, Leandro Vargas destaca a importância destas avaliações promovidas pelas empresas para seus funcionários. “Elas são essenciais para avaliar a saúde física e emocional do colaborador e para orientá-lo sobre possíveis fatores de risco no ambiente de trabalho”, explica.

Foto de Mart Production

Os exames periódicos são garantidos por lei, por isso, é obrigatório realizá-los regularmente, com intervalos que variam de acordo com cada cargo. Não é apenas uma forma de detectar doenças, mas de prevenção, já que se pode antecipar e prevenir acidentes e enfermidades.

Quais são os tipos de exames ocupacionais?
Admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função.

Qual documento formaliza os exames?
O documento é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), gerado a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, se verifica o estado de saúde do trabalhador e se constata se existe ou não aptidão do colaborador para cumprir com as suas atividades na empresa.

O que acontece se o funcionário não fizer o exame periódico?
Os exames são simples e obrigatórios. A empresa que não os cumprir poderá sofrer multa administrativa. Já o empregado que se recusar a fazer os exames poderá incorrer em insubordinação e ser demitido por justa causa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *