A indicação do Espaço Livre desta semana é da colega Marina Fazenda, do setor Gestão de Pessoas. Ela divide conosco o artigo “Avançando na carreira: como superar a procrastinação”, publicado no RH Portal, por Heloísa Capelas. Confira:
Avançando na carreira:
como superar a procrastinação
No caminho para se alcançar sonhos e objetivos, a procrastinação é o maior inimigo. Seja na vida pessoal ou na carreira, há três caminhos bem claros a seguir: o primeiro é querer, o segundo é colocar foco e atenção no agora, e o terceiro é agir.
No entanto, esta fórmula é muito poderosa; é o caminho do sucesso.
Já se perguntou, o que falta ou precisa acontecer para que você encerre este ano com a sensação de que 2023 foi inesquecível?
Pois, quando você procrastina, deixa tudo para depois, arrastando suas ações para o futuro e isso te deixa estagnada em sua evolução e se seguir assim, mais um ano se encerrará e você estará na mesma página, sem grandes progressos.
Segundo estudos científicos, este comportamento é um dos piores inimigos dos nossos objetivos e nos traz muitas frustrações.
Esta é a má notícia. A boa é que com autoconhecimento podemos mudar isso, aprender a criar novos comportamentos e a gerir melhor nossas emoções.
Como avançar na carreira sem procrastinar
Avaliemos primeiramente um traço comum nos procrastinadores; na grande maioria dos casos, nós temos medo de lidar com nossos problemas, fugindo de encarar as verdades.
Tornou-se um dos comportamentos contemporâneos mais comuns adiar ao máximo possível a realização de uma tarefa que poderia ter sido resolvida hoje, ou seja, deixar para amanhã ou para depois
Em suma, preferem lidar com a culpa de não entregar uma tarefa de trabalho no prazo, por exemplo, ou mesmo de lidar com o estresse que isso causa em vez de mergulhar em si para entender a origem desse problema.
É preciso atingir a causa, já que a procrastinação é um sintoma.
Procrastinar traz consigo a sensação de que sempre temos coisas para fazer e tarefas a concluir. Com isso, a pessoa procrastinadora está sempre correndo, ocupada e atrasada em seus compromissos.
Contudo, a cada vez que diz ou pensa “estou ocupada”, não avalia, por exemplo, o sofrimento que causa em si própria; é como estar num looping sem fim. Em algumas situações, adiando o que deve ser feito pode ser fuga para preencher o próprio tempo.
É importante distinguir entre sobrecarga de trabalho, que não é positiva e requer revisão e organização, e procrastinação, o ato de realizar hoje com empenho e dedicação, sem adiar para o futuro ou usar desculpas falsas como justificativa.