Política de prevenção ao assédio


A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), Luciana Dannenberg, e a colega, Maria de Fátima Silva Hassen, do setor de Gestão de Pessoas, apresentaram aos colaboradores a Política de prevenção ao assédio CERTAJA Energia, no dia 27 de novembro. O documento está disponível na Intranet, em ‘Regulamento e políticas de RH’.


Por um ambiente de trabalho +positivo:

A CERTAJA ENERGIA é uma empresa comprometida em manter um local de trabalho sem discriminação, intimidação e assédio moral e sexual.

A relação de trabalho saudável e a preservação de um ambiente em que o respeito e a ética fazem parte do cotidiano do trabalho é valor fundamental da cooperativa.

Sabemos, contudo, que vários fatores no contexto contemporâneo decorrente das mudanças no mundo do trabalho têm contribuído para o aumento de conflitos e assédio no ambiente organizacional.

A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do profissional, comprometendo a identidade, a dignidade e as relações afetivas e sociais e gerando danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade de trabalhar e para o desemprego.

Problemas de ordem psicopatológicas (ansiedade, depressão, síndromes, etc), psicossomáticos (taquicardia, dores, hipertensão, etc.) e comportamentais (choro frequente, agressividade, aumento do consumo de drogas, isolamento social, etc.) são alguns dos danos causados ao trabalhador (a), podendo levá-lo até à morte ou a tentativa de suicídio.

Essas condutas são incompatíveis com a Constituição da República e com diversas leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. Por isso, devem ser combatidas.

Por tal motivo, a cooperativa elaborou a presente política de prevenção e enfrentamento do assédio no trabalho juntamente com a comissão da CIPA e está implantando ações que vão desde a sensibilização e a produção de informações sobre o tema até a organização de uma rede de acolhimento e acompanhamento dos casos de conflito/assédio moral e sexual no trabalho.

Esta política de prevenção ao assédio aplica-se a todos colaboradores, colaboradores temporários, estagiários, aprendizes independentemente das atividades que desempenhem cargo ou função que ocupem da cooperativa.

O trabalhador que estiver com dificuldades no trabalho, semelhantes às descritas nesta politica, deverá enviar um e-mail para ouvidoriainterna@certaja.com.br.

Neste e-mail o empregado deverá relatar o fato/motivo da denúncia com detalhes para que o responsável pelo acolhimento da informação possa analisar a situação e definir os procedimentos a serem adotados.

As primeiras ações consistem em procurar escutar todas as partes envolvidas para que se esclareça e diferencie situações de conflito no trabalho de situações de assédio. A partir daí o responsável pela gestão das informações o qual consiste em apurar o fato relativo e tomará as providencias cabível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *