Entrevista com Tusilda Toillier


No dia 17 de janeiro, a dona Tusilda Elsbeth Toillier, moradora de Vale Verde, concedeu entrevista aos pesquisadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates, Patrícia Schneider e Marcos Kreutz, para a pesquisa histórica da CERTAJA Energia, que está sendo finalizada.

Sob a sombra das árvores da bela propriedade da família, ela relembrou o início da atuação da Cooperativa em Vila Mellos, hoje, Vale Verde. Dona Tusilda, esposa do nosso ex-colaborador, o saudoso Egon Toillier, recebeu nossa equipe com muito carinho, abrindo o baú de fotos, lembranças e emoções.


Ela contou sobre a dedicação do marido, que atuou na CERTAJA Energia por muitos anos. “Ele era um funcionário muito correto”, destacou. “É muito gratificante. A gente casou e viveu essa emoção, da CERTAJA, que ajudou muita gente.”

História

O Fique Ligado encontrou, na edição nº 10 do Certajano, de junho de 1987, menções a Egon Toillier, que começou a trabalhar na Cooperativa em 1972 e foi o primeiro plantonista daquela localidade. Na página destinada às histórias dos plantões, relatos sobre bugio na rede, o diário mantido em Vila Mellos sobre os atendimentos e um resumo sobre o funcionamento dos plantões. Vale a pena conferir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *