Empresa de turismo “transmite” o nascer do sol em cidade que lida com sério problema de poluição.
O mundo já está acostumado com fotos da poluição na China. Mas uma imagem capturada recentemente reacendeu a discussão sobre o grave problema ambiental chinês. Um fotógrafo da China Foto Press visitou Pequim e encontrou uma cena inusitada na Praça da Paz Celestial: um nascer do sol falso sendo exibido em uma grande tela ao ar livre em meio a uma densa nuvem de fumaça.
Segundo o Daily Mail, os chineses começaram a se aproximar da tela logo pela manhã, atraídos pela reprodução da luz do sol. Mais tarde, foi possível ver o logo de uma companhia de turismo na imagem. Tratava-se de um vídeo promocional bem cronometrado. Mesmo assim, a verossimilhança da imagem chamou a atenção para o fato de que um dia os chineses não consigam mais ver o sol.
Os números da poluição chinesa superam por muito os considerados ideais pela Organização Mundial de Saúde. A cidade já emitiu vários avisos para crianças em idade escolar e idosos ficarem em casa até que a fumaça desapareça. Monitores de ar tornaram-se comuns na cidade e internações hospitalares por doenças respiratórias já subiram cerca de 30%. Para combater o problema, os moradores começaram a comprar máscaras.
Para tentar diminuir a nuvem de sujeira, Pequim anunciou recentemente um imposto sobre a poluição. Membros da sociedade civil ainda estão dando passos para melhorar a situação com soluções curiosas, como um aspirador de pó gigante. O objetivo, quem sabe, é fazer o sol voltar a aparecer.
Colaboração: Joni Bilhar – Assistente de Marketing