Cooperado cria canal no YouTube para registrar rotina no campo

Uma pesquisa da Nielsen, de 2022, apontou que 75% dos jovens brasileiros gostariam de se tornar criadores de conteúdo para a internet. Contudo, desde então, a integração proporcionada pelas redes sociais tem despertado o interesse de outras faixas etárias neste tema. Um bom exemplo é o do cooperado Lauro Roberto Bayer, de Sertão Santana, que, aos 63 anos, criou um canal no YouTube chamado “Nossa Roça, Nossas Vidas“.


Segundo Bayer, o interesse pela plataforma foi algo que surgiu naturalmente a partir do próprio consumo. Gradativamente, ele e a esposa, Cenira, foram abandonando a programação da TV aberta – algo já observado há algum tempo entre os mais jovens – e consumindo cada vez mais canais on-line que tratavam de temas do seus interesses.

“Ultimamente, não tem muitas coisas produtivas na televisão. Além disso, o excesso de notícias faz a gente se sentir um pouco mal. Então, a gente assiste vídeos, direto. Vídeos que gostamos, que falam do interior, da nossa cultura, das nossas músicas”, explica.

A partir do interesse pelo tema, aliado à paixão da esposa por registrar a rotina em vídeos e fotos, Bayer criou o canal que, há um ano, tem sido um ponto de encontro para amigos, vizinhos e familiares acompanharem a rotina do casal produtor de tabaco. “Mostramos nossa rotina em casa, como fazer para resolver problemas da propriedade, a lida com os animais, até algumas receitas de gastronomia”, conta Bayer.


Uma rede de afeto

Um dos maiores entusiastas do projeto “Nossa Roça, Nossas Vidas” é Jeison, filho mais novo do casal. Direto de Portugal, onde mora, ele auxilia os pais na edição e na publicação dos conteúdos na plataforma do YouTube. “Quem nos ajuda muito também é meu neto mais novo, Eduardo. Além da ajuda para gravar, ele nos motiva muito”, destaca o youtuber de Sertão Santana.

Esse estímulo pode ser visto nos comentários dos vídeos e nas reações que recebem, pessoalmente, dos amigos e vizinhos. “Quando a gente responde os comentários é bem tranquilo. Tem bastante gente boa que comenta. É recompensador”, analisa.

As próximas pautas

O objetivo de Bayer é expandir o canal e trazer novos conteúdos. Segundo o criador, serão registrados novos momentos, como pescarias, e a ideia é desbravar cenários e pontos turísticos. Por isso, a viagem para visitar o filho em Portugal estará no cronograma de pautas.

“No final do ano, vamos viajar até Portugal. De lá, vamos para a Alemanha. Vamos explorar. A viagem vai durar cerca de 30 dias e vamos produzir muitos conteúdos”, promete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *