A CERTAJA Energia está participando do Projeto de Adesão ao Mercado Livre de Energia, desenvolvido para permitir que, a partir de 2025, consumidores de baixa tensão experimentem o funcionamento do Mercado Livre de Energia sob a supervisão da Cooperativa. O objetivo é analisar o comportamento e a receptividade do Grupo B (consumidores residenciais, comerciais e industriais) frente à abertura do Mercado, cuja possibilidade de implementação está prevista a partir de 2026.
Em um ambiente simulado e seguro, semelhante a um e-comerce, os participantes selecionados poderão escolher entre diferentes opções de produtos de energia, similar ao que ocorre no Mercado Livre. O SisPAM BT (Sistema do Projeto de Abertura de Mercado em Baixa Tensão) é a plataforma que viabilizará essa experiência.
O projeto, proposto pelas permissionárias de distribuição de energia elétrica Cerbranorte, CERTAJA Energia, Certel e Coprel, está sob a gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).
No dia 26 de dezembro, certajanos de diversos setores participaram de uma capacitação para o atendimento e a operacionalização da iniciativa, ministrada por Eleandro Luis Marques da Silva e Elton Rodrigo dos Santos. Os engenheiros detalharam os produtos que serão oferecidos pela CERTAJA Energia, suas características e as particularidades do projeto, que faz parte dos Sandboxes Tarifários autorizados pela ANEEL.
