Manter a postura correta durante o sono é um cuidado que pode evitar problemas sérios na coluna cervical. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.
Confira as dicas:
Para quem dorme de lado
Esta é a posição mais indicada para se dormir, sendo aconselhável sempre se dormir com dois travesseiros. Tanto faz se é do lado direito, ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro de corpo ou um rolinho entre eles.
Para quem dorme de barriga para cima
Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca. O objetivo é evitar a hiperflexão do pescoço. Deve-se usar um outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados e assim descansem.
Para quem dorme de bruços
Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
Fonte: www.zerohora.com.br