COMO DIRIGIR BEM – Com certeza conhecemos pessoas que, mesmo tendo carteira de habilitação há muitos anos, dirigem supermal! Na verdade, isso existe aos montes, vide a quantidade de acidentes de trânsito e brigas que acontecem todos os dias em nossas cidades. Não basta saber as regras técnicas da direção ou o funcionamento básico do carro. É necessário mais do que isso, algo como uma certa sensibilidade diante da dinâmica do trânsito, o que envolve considerar outros motoristas, o lugar no qual você está dirigindo, os momentos de desenvolver e de ceder, os momentos de gentileza e de esperteza. Seja um bom motorista! Confira algumas dicas.
- Em primeiro lugar, respeite os seus colegas de trânsito. Isso envolve motociclistas, ciclistas e outros motoristas de carro. Todos desejam ir para algum lugar e manter a integridade física, não somente você! Não ache que é o dono da rua e que seus interesses são os que devem prevalecer!
- Seja cortês e permita que o motorista da outra pista passe para a sua caso ele precise. Pode ser que nos próximos 5 minutos você necessite dessa cortesia. Não há porque ser egoísta.
- Respeite as faixas nas estradas e nas ruas. Elas servem para que o carro ande dentro dos seus limites, e não no meio das faixas, impedindo os outros motoristas de passarem!
- Jamais vire alguma rua sem dar seta! Isso é importante para o motorista que vem atrás e para os pedestres que estão atravessando a rua!
- Dirigir na defensiva é a melhor opção para evitar acidentes. Isso significa dirigir para você e para o outro e não confiar totalmente nas ações alheias, já antecipando seu erro.
Fonte: http://bit.ly/1KsVZJy
A CIPA Energia elaborou um vídeo lúdico e informativo a partir do Fluxograma de Acidentes, com o objetivo de orientar os colaboradores em relação ao procedimento correto que se deve adotar mediante um acidente de trabalho. Confira!