No dia 25 de outubro, a equipe do Setor Comercial de Energia conseguiu atingir a meta de 100 telemetrias instaladas. Agora que o sistema de telemedição está se consolidando, é possível citar algumas reduções de custo, no sentido de não serem necessários deslocamentos até a unidade consumidora dos cooperados. Por exemplo: das 13 rotas que tínhamos para ler em campo mensalmente, estas foram reduzidas para cinco rotas, sendo que 100% dos clientes de média tensão são lidos por telemetria. Em alguns lugares em que foi instalada a telemetria é necessário trocar a antena interna por externa para melhorar o canal de comunicação, processo que já está em andamento.
O próximo passo é instalar mais 20 telemetrias e 10 antenas externas que já foram adquiridas. Para 2017 a equipe já está com novos objetivos:
– Expansão do parque de telemedição;
– Integração do sistema de medição e faturamento das fronteiras (Suprimento – Ponto de entrega de energia) ao sistema de telemetria da CERTAJA;
– Com a implementação dos primeiros 100 pontos, é possível ampliar o campo de funcionalidades da ferramenta dentro do ambiente da CERTAJA, agregando confiabilidade e agilidade nos processos;
– Análises da viabilidade de expansão para clientes de baixa tensão;
A equipe do Setor Comercial de Energia agradece o empenho de todos os envolvidos no processo, em especial ao Marcos Andrade e a equipe de medição, Adroaldo e José Vicente (Juca), que não mediram esforços para a realização do objetivo.