A CERTAJA Energia anuncia seu plano de rede de carregamento para veículos elétricos no Rio Grande do Sul. Para isso, planeja a inauguração de três eletropostos, em pontos estratégicos da BR-386, no Vale do Taquari, para dezembro. O investimento é de R$ 800 mil na primeira fase do projeto.
Os três eletropostos – um deles com carregador ultrarrápido, entre os mais potentes em operação no Rio Grande do Sul – estarão localizados nos eixos de duas das mais importantes rodovias do estado – BR-386 e RSC-287 – e que interligam as regiões Central e Norte à Capital.
Os eletropostos CERTAJA Energia serão equipados com carregadores rápidos e ultrarrápido, neste caso, com capacidade de carregar 100% a bateria de um veículo em, aproximadamente, 30 minutos.
“Nosso plano está acelerado, e nossa meta é entregar a melhor energia e infraestrutura aos clientes que utilizam as rotas da BR-386 e RSC-287, responsáveis pelo escoamento da produção e rota de desenvolvimento gaúcho”, anuncia o vice-presidente, Ederson Madruga.
Renato Pereira Martins, presidente da Cooperativa, destaca que o desenvolvimento de novas soluções para a eletromobilidade faz parte do processo de inovação da CERTAJA Energia, que atua há 54 anos no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e regiões Metropolitana e Carbonífera.
“A criação da malha de recarga foi pensada e construída dentro de um plano que acompanha o processo de desenvolvimento do Vale do Taquari. A região, que, recentemente, sofreu com as enchentes, retoma sua economia e, com certeza, os eletropostos estão dentro deste rol colaborativo”, analisa Martins.
Ederson Madruga acredita que o investimento em eletromobilidade é o caminho para um futuro mais sustentável. Ele aposta no empenho da Cooperativa em ser protagonista desta transformação dentro da sua área de atuação. “São R$ 800 mil de investimento, neste primeiro momento, para a criação de uma futura rede de eletropostos da CERTAJA Energia”, projeta o vice-presidente.
Locais dos eletropostos
- Casa da Granja, em Tabaí – carregador será de 160 kW, um dos mais rápidos do RS;
- Churrascaria e Restaurante Paradouro 22, em Montenegro.
- Paradouro Rosinha, em Paverama.
Saiba mais
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro semestre de 2023, o Brasil emplacou 39.701 unidades – um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 25.536 veículos. No Rio Grande do Sul, em 2022, foram vendidos 612 veículos 100% elétricos, um aumento de 340% sobre o ano anterior.