CERTAJA Energia testa antenas Starlink nos Móveis

Sempre atenta às novas tendências, a CERTAJA Energia deu mais um passo em sua caminhada de inovação, ao começar a testar a tecnologia Starlink, desenvolvida pela SpaceX, em seus veículos de campo, utilizados pelas equipes no atendimento aos cooperados.


Para os testes, as duas antenas Starlink tradicionais adquiridas pela Cooperativa foram adaptadas – do uso fixo para o uso nas caminhonetes. Segundo o colaborador Marcos Oliveira de Andrade, que coordena o projeto-piloto, com esta adaptação, é possível realizar os testes com mais de uma equipe, em mais de um município ao mesmo tempo.

“Hoje já estamos saindo de Taquari e indo a Barão do Triunfo e Sertão Santana com comunicação em 100% do tempo, de maneira móvel e com alta velocidade. Foram feitos testes de videochamada, reprodução de mídia por streaming e testes de comunicação de equipamentos de campo através deste piloto, e todos os testes foram satisfatórios até o momento”, explica Andrade.


A ideia é que os colaboradores que atendem as diversas regiões atendidas pela CERTAJA Energia contem com essa facilidade e que um kit fixo em Barão do Triunfo e região seja uma solução para a impossibilidade da comunicação via rádio e celular, causada pelo relevo geográfico.


Próximos passos
* Finalizar os ajustes a serem feitos no adaptador da antena para os veículos;
* Finalizar o segundo adaptador para a segunda antena;
* Fixar uma das antenas na equipe fixa de Barão do Triunfo e região (Móvel 08);
* Iniciar novos testes em demais regiões e aguardar novas disposições climáticas. A intenção é validar a comunicação no pior cenário, com tempo fechado e temporal, condição em que as equipes de campo mais precisam se comunicar;
* Testar com os rádios de comunicação (PTT) utilizados pela operação via Starlink.

Após a conclusão dos testes, Andrade detalha que a intenção é tentar viabilizar essa comunicação de maneira fixa para todos os veículos e caminhões de campo. “Quem sabe, num futuro próximo, possamos aposentar a rede de comunicação via rádio, atualmente usada, ficando somente com o satélite Starlink e 4G como redundância para a comunicação e o acesso a dados das equipes de campo”, pondera.

Vídeo

Com a implementação da Starlink, a comunicação dos operadores da Cooperativa com os colegas em campo promete uma melhora significativa. O colega Fabiano Barcellos dá seu depoimento sobre os testes. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *