O investimento em tecnologia da CERTAJA Energia para qualificar o atendimento ao cooperado é contínuo. Prova disso é o sucesso da Clara, assistente virtual da Cooperativa, que já realizou mais de 136 mil atendimentos, desde maio de 2020, quando foi apresentada ao público, até setembro deste ano.
Segundo Deise Ferreira de Araújo, coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, a Clara representa um facilitador na relação da Cooperativa com o cooperado. “Tudo que for necessário pode ser resolvido por meio da assistente virtual”, destaca.
Pioneirismo
A CERTAJA Energia foi a primeira Cooperativa de distribuição a implantar esse tipo de atendimento. O chatbot, criado em meia à pandemia, foi acolhido pelos cooperados, gradualmente, assumindo a segunda posição na preferência destes.
Em 2021, por exemplo, a Clara realizou 33.677 atendimentos; em 2022, 52.851, um crescimento de 56,94%. Já em 2023, até setembro, a atendente virtual realizou 49.498 atendimentos.
“É uma facilidade para o cooperado, que pode escolher o meio a ser atendido e consegue fazer todas as solicitações sem necessidade de deslocamento”, observa Deise.
A agilidade do atendimento é um dos grandes diferenciais. De acordo com Deise, uma boa ilustração é o fato de que, antes da implantação da Clara, o cooperado que quisesse solicitar a ligação precisava se deslocar a um posto de atendimento para levar a documentação necessária.
“Atualmente, ele pode fazer a solicitação, enviando documentos e realizando a assinatura digital por este canal de atendimento, no WhatsApp (0800 541 6185)”, explica.