De acordo com a nutricionista Roberta Stella, o consumo diário recomendado varia entre 20 e 30 gramas. Cereais, frutas, verduras, legumes e grãos integrais são as melhores fontes de fibras. Veja a seguir dez motivos para incluir mais fibras na sua alimentação, indicados pela especialista do programa Dieta e Saúde.
1. Auxilia na saciedade: o consumo de fibras contribui para que o organismo passe mais tempo ocupado com a digestão dos alimentos. Isso significa que você sentirá menos fome.
2. Controle do colesterol: o consumo regular de fibras solúveis (disponíveis na laranja, na maçã e no farelo de aveia, por exemplo) reduz a absorção de gordura pelo organismo e, desta forma, ajuda os níveis de colesterol a permanecerem adequados.
3. Intestino regular: comer mais fibras e beber água é a melhor maneira de manter o intestino funcionando sem depender de laxantes.
4. Menos toxinas: a digestão é a melhor maneira que o organismo tem para se livrar das impurezas. Fazer com que seu intestino funcione regularmente permite que as toxinas sejam eliminadas mais rapidamente. Até sua pele fica mais bonita!
5. Enriquece sua dieta: as melhores fontes de fibras são alimentos saudáveis, como cereais, frutas, verduras e legumes. Resultado: o consumo diário de fibras traz, como vantagem extra, mais vitaminas e minerais para a sua dieta.
6. Intestino saudável: pesquisas mostram que o consumo regular de fibras reduz os riscos de problemas graves, como o câncer, ao permitir que o órgão trabalhe sem tanto desgaste.
7. Retarda absorção da glicose: este benefício merece atenção especial no caso de pacientes com diabetes. O consumo de fibras evita picos de glicose no sangue, evitando sobrecarga no pâncreas.
8. Combate ao mau hálito: a digestão das fibras dá trabalho e, consequentemente, seu estômago demora a ficar vazio. Dessa maneira, o mau cheiro, que é consequência dos períodos em jejum, pode desaparecer.
9. Auxilia no emagrecimento: a menor absorção de gorduras, aliada à saciedade promovida pelas fibras, contribui para refeições mais saudáveis e em menores porções, possibilitando a perda de peso.
10. Protegem o coração: o benefício é indireto, mas não pode ficar de fora da lista. Quando reduzem a absorção de gorduras, as fibras acabam evitando que elas se depositem nas paredes das artérias e atrapalhem a circulação do sangue.