HORÁRIO DE VERÃO – O horário de verão começou no último sábado, dia 19 de outubro. Assim como há aqueles que gostam de adiantar os ponteiros do relógio, tem outros que não gostam e reclamam de consequências físicas dessa troca forçada de horário. Conheça alguns detalhes a seguir.
Quais são os efeitos do horário de verão sobre o corpo? – Sensação de cansaço, dor de cabeça ao acordar, sono em excesso durante o dia, sensação de não dormir bem à noite, diminuição da atenção e da concentração, comprometimento da memória e alteração no apetite, dentre outros. Por ter dormido mal, a pessoa pode sentir mais vontade de ingerir massas, fritura e açúcar. Nas crianças, é observada a redução do rendimento escolar.
O horário de verão provoca insônia? – As pessoas se queixam de insônia, mas o que ocorre é um atraso de fase de sono. Por exemplo, se uma pessoa dorme oito horas por noite, das 23h às 7h, quando ela dorme à meia-noite e acorda às 8h, ela atrasou o início e o final. Se ficarmos de férias, o normal é dormir mais tarde e acordar mais tarde. O que nos faz dormir e acordar no mesmo horário é, principalmente, nossos compromissos, e também a luminosidade. A grande maioria da população tem atraso de fase de sono. Quem vive em um ambiente mais rural tende a querer dormir mais cedo, o chamado avanço de fase de sono. Essas pessoas costumam se adaptar melhor ao horário de verão.
Em quanto tempo o corpo se acostuma?
Varia de pessoa a pessoa. Em média, entre uma e duas semanas. Tem gente que não se habitua de forma alguma, e sofre durante o horário inteiro. Fonte: http://bit.ly/1z1dEWw