Especialistas falam sobre cuidados após vacina contra coronavírus
Vacinação é um momento esperado mundialmente, mas é preciso continuar com cuidados de biossegurança
As palavras mais esperadas no mundo não só estão sendo repercutidas, mas também já entraram em ação: a vacinação contra o coronavírus.
Mesmo com o início da imunização é muito importante ressaltar que todos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança.
“As vacinas disponíveis no Brasil terão duas doses com intervalo entre uma e outra, então, para criarmos anticorpos não será imediato. Como não há imunidade instantânea, é preciso continuar usando máscara, evitar aglomeração, usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente. Continua a mesma orientação que nós tínhamos desde o início da pandemia”, ressalta a infectologista da Unimed Campo Grande, Haydeé Marina do Valle Pereira.
Maurício Pompilio, também infectologista da cooperativa médica, completa dizendo que “as pessoas que forem imunizadas contra a Covid-19 não poderão deixar de usar máscaras logo em seguida. A resposta imunológica desencadeada pela vacina não é imediata, pode demorar dias ou semanas. Haverá uma segunda dose para aumentar esta proteção”.
O médico conclui falando que “a proposta é continuarmos com as medidas protetoras após a vacinação até que haja queda significativa no número de casos local e mundialmente”.