Quarentena provoca aumento de dor nas costas
A expressão “dor nas costas” nunca foi tão pesquisada como nos últimos meses no Brasil, de acordo com o Google Trends, o serviço de análise de tendências do buscador.
Para o fisioterapeuta Rafael Barbosa, presidente nacional da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica (Abrafito), o aumento da preocupação do brasileiro pela dor lombar pode estar associada ao estilo de vida adotado no isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O isolamento social reduziu o nível de atividade física, assim como a elevação dos níveis de ansiedade e piora na qualidade do sono. Esses fatores contribuem para o surgimento ou a piora da dor na região lombar”, aponta a fisioterapeuta Andréia Salvador, doutora em Reumatologia pela Unifesp. Segundo a Dra. Andréia, “A principal recomendação é manter-se ativo. Isolamento sim, Sedentarismo não.
Mesmo sem poder frequentar academia, centros de fisioterapia ou sair de casa para se exercitar ao ar livre, é possível cuidar da coluna durante o isolamento social, adotando as seguintes medidas:
- Evitar permanecer deitado por muito tempo durante o dia;
- Alongar diariamente o corpo globalmente;
- Evitar acumular atividades domésticas;
- No home office ou estudos, não ficar sentado por mais de 40 minutos seguidos;
- Pausas a cada 1hora, com 10 minutos de movimentos corporais;
- Dormir bem é importante para reestabelecer os discos vertebrais;
- Evitar ficar tenso diante do estresse e ansiedade provocados pelo momento;
- Exercitar-se, mesmo que em casa;
- Manter a boa postura para atividades domésticas, trabalho ou em frente à televisão;
- A prática da meditação também auxilia no controle das emoções e diminuiu a ansiedade.
Fonte: Pilates improves pain, function and quality of life in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial J Natour, LA Cazotti, LH Ribeiro, AS Baptista, A Jones Clinical rehabilitation 29 (1), 59-68.
https://portal.unisepe.com.br/fasupi/blog-unisepe/quarentena-provoca-aumento-de-dor-nas-costas/, adaptado