DICA DE SAÚDE

Uso de máscara de forma correta ainda é ferramenta de combate ao coronavírus, alertam infectologistas

Quem utiliza o item sem cobrir corretamente nariz e boca não está se protegendo e não protege o outro

Um alerta para quem usa máscara de proteção respiratória sem cobrir o nariz: mais do que oferecer risco ao outro, a maior prejudicada é a própria pessoa que insiste em usar a proteção de forma incorreta. Infectologistas afirmam que o uso de máscara continua sendo uma das principais ferramentas no combate à pandemia de coronavírus.

O médico Alessandro Pasqualotto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), reforça que, ao usar a máscara, a pessoa protege os demais da transmissão das suas partículas respiratórias, que são eliminadas pela boca e pelo nariz.

 — Não faz o menor sentido cobrir apenas a boca. Em proximidade com outras pessoas, o vírus tem menor chance de ser transmitido se todos estiverem usando a máscara de forma correta, enfatiza Pasqualotto.

Chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz acrescenta que o nariz pode ser uma porta de entrada importante para o coronavírus.

 — A transmissão se dá por gotículas e por aerossol. Então, se a pessoa inspira o ar e nele tem o vírus, ela pode ser contaminada. Quando falamos que é preciso cobrir boca e nariz, é, justamente, porque o nariz tem secreções e onde a pessoa pode ser contaminada e pode transmitir ao outro — esclarece. Sprinz orienta que os vacinados mantenham o uso da máscara.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) apontou que o uso de máscaras reduz em 87% a chance de ser infectado pelo SARS-CoV-2.

Fonte, ZH, 14/08/2021 por Aline Custódio (adaptado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *