Qualquer momento é um bom momento para começar a adotar hábitos de vida mais saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios.
Falta de tempo e ânimo não são mais desculpas. Não, você não precisa passar longas horas na academia ou correr o equivalente a uma meia maratona para colher os benefícios. E quanto à motivação, não é recompensa suficiente prevenir inúmeras doenças crônicas e melhorar outros aspectos essenciais ao seu bem-estar? Dê o pontapé inicial!
Comece aos poucos
Fazer pequenas mudanças aos poucos é muito mais eficaz e aumenta as chances de desenvolver hábitos saudáveis e duradouros. Isso porque quando você faz mudanças graduais, os limites são muito mais fáceis de serem superados, e a manutenção será mais longa.
Reserve um tempinho para se movimentar
A Organização Mundial da Saúde recomenda gastar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica vigorosa por semana – ou uma combinação equivalente.
Que tal uma caminhada de 30 minutos todos os dias, ou pelo menos três vezes na semana? Ou escolha um esporte que você gosta: correr, jogar futebol ou basquete, por exemplo.
Também vale passeios de bicicleta ou dançar ao ritmo da sua música favorita. Até mesmo a limpeza da casa pode ajudar neste sentido. O importante é se movimentar!
Reserve algum tempo do seu dia para praticar a modalidade de exercício que você mais gosta. Isso ajudará a aliviar a mente, desconectando-o dos problemas com algo benéfico para a saúde.
Quinze minutos por dia já são suficientes para sair da inatividade. Agora, como você pode acessar o Fique Ligado do seu celular, reserve um tempo em sua casa para fazer os exercícios dos vídeos abaixo, preparados pela Unimed VTRP: