Dica de saúde – Hepatite C

A hepatite C é causada por um vírus (HCV) que provoca uma inflamação aguda ou crônica do fígado. Em muitos casos, a doença não apresenta nenhum sinal ou sintoma, levando a um diagnóstico tardio, o que aumenta os riscos de a infecção evoluir para formas mais graves, causando cirrose hepática e câncer.


Entenda a doença em 5 perguntas:

Como saber se tenho?
Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades de saúde. A doença é silenciosa, por isso a maioria dos portadores só percebe que está doente quando já apresenta um quadro grave de hepatite crônica, com risco de desenvolver complicações. Assim, é importante fazer o teste o quanto antes e, quando necessário, o médico indicará o tratamento.

Quais são as formas de transmissão?
– Transfusão de sangue.
– Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings.
– Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara).
– Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).



Hepatite C tem cura?
O tipo C da doença tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente.

Como é o tratamento?
Todas as pessoas diagnosticadas com Hepatite C contarão com tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente do dano no fígado. A ampliação da assistência faz parte da estratégia do Ministério da Saúde que visa atingir a meta de eliminar a enfermidade até 2030. Em 2015, novos medicamentos foram incorporados ao tratamento da Hepatite C crônica. A terapia tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz.

Como é possível prevenir?
Não compartilhe com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Use preservativo, não compartilhe escovas de dentes e lâminas de barbear e depilar. Tenha seu próprio kit para manicure. O material de tatuagem deve ser descartável.

Fonte: Unimed VTRP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *