Você sabe a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar? Alguns sintomas podem ser parecidos, mas a intolerância e a alergia são condições diferentes, com causas e tratamentos distintos.
A intolerância alimentar é caracterizada pela má digestão de determinados alimentos. O problema é resultado da deficiência ou ausência de enzimas responsáveis pela quebra de moléculas maiores em produtos menores, os quais o organismo é capaz de absorver e aproveitar adequadamente.
A pessoa com intolerância alimentar absorve parcialmente esses nutrientes, que passam a fermentar, ocasionando sintomas como inchaço abdominal, flatulência e cólicas, podendo, ainda, causar diarreia. A severidade das manifestações depende da quantidade ingerida de determinado nutriente e da quantidade que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarreia.
Já na alergia alimentar ocorre reação do organismo logo após a exposição ao alimento causador da alergia. Essa manifestação pode ser imediata ou levar algumas horas ou dias para ocorrer. As reações mais comuns envolvem a pele (urticária, inchaço, coceira, eczema) e o aparelho gastrointestinal (diarreia, dor abdominal, vômitos). Manifestações mais intensas, acometendo vários órgãos simultaneamente, como pele e trato respiratório (anafilaxia), também podem ocorrer.
Nas reações de hipersensibilidade, a primeira exposição ao alimento alergênico pode desencadear reação, porém, após exposições subsequentes, essa reação pode se tornar mais intensa.
Tratamentos
O tratamento da alergia alimentar é a exclusão do alimento e seus derivados, responsáveis pela reação alérgica. Uma simples exposição pode gerar reações graves, com necessidade de socorro imediato e risco de morte. Já a intolerância alimentar pode ser controlada com ajustes na alimentação, a partir das orientações de um(a) profissional de saúde.
Saiba mais no site do Ministério da Saúde