Outubro chegou e, com ele, a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa. Ficar atenta aos sinais pode ser decisivo para você.
Quais são os sintomas do câncer de mama?
O quadro inicial é caracterizado por lesões extremamente pequenas e geralmente imperceptíveis, não palpáveis durante o exame clínico e descobertas apenas durante o rastreamento mamográfico. No entanto, é necessário prestar atenção em alguns sinais e sintomas:
- Inchaço de toda ou parte da mama (mesmo que você não sinta um nódulo);
- Ondulações da pele (às vezes lembrando a casca de uma laranja);
- Dor nos seios ou mamilos;
- Retração (contração) dos mamilos;
- Pele vermelha, seca, escamosa ou grossa no mamilo ou mama;
- Descarga do mamilo que não seja o leite materno;
- Linfonodos inchados (às vezes, um câncer de mama pode se espalhar para os gânglios linfáticos nas axilas ou ao redor da clavícula e causar um nódulo ou inchaço, mesmo antes que o tumor original na mama seja grande o suficiente para ser sentido).
O que fazer se você perceber algo?
Se você notar um ou mais dos sintomas ou sinais listados acima, agende um exame de mama imediatamente. O mastologista irá encaminhá-la para os exames instrumentais mais adequados para o seu caso.
Muitas vezes, a mulher com dúvidas entra em estado de ansiedade até ter certeza do diagnóstico. Mas somente um profissional qualificado pode lhe proporcionar a garantia de um diagnóstico seguro com todas as investigações disponíveis.
Saiba mais no hotsite exclusivo da Unimed VTRP, com as ações da campanha.