43 ANOS

Na quarta-feira, dia 17, a Certaja completou 43 anos de existência. Em homenagem aos colaboradores o presidente Renato Martins enviou a seguinte mensagem:

Há exatos 43 anos, um pequeno grupo de visionários e empreendedores uniu-se a partir de uma necessidade: ter energia elétrica em suas propriedades rurais. Assim, criaram uma cooperativa para solucionar essa necessidade. A semente lançada naquele dia 17 de outubro de 1969 nasceu, cresceu, frutificou e tornou-se uma referência em nossa região.

Esse sucesso creditamos, primeiramente, aos nossos mais de 24 mil associados, razão de ser da cooperativa e, em seguida e em importância não inferior a essas pessoas, nossos colaboradores, que no cotidiano fazem essa máquina “rodar”. Por isso, nesse 17 de outubro de 2012, quando nossa Certaja completa 43 anos de existência, sempre com muita energia, queremos partilhar com cada um de nossos colaboradores esse momento de alegria e regozijo.

O sucesso desse negócio é fruto do trabalho, dedicação e comprometimento de cada um de vocês. Parabéns, família certajana!”


SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes aconteceu nestes dias na sede da OASE. A programação iniciou na segunda-feira, com a palestra da psicóloga, especialista em dependência química, Rosane Schvuchov, que na ocasião destacou as características desse tipo de dependência, a forma de ajudar, como encaminhar as pessoas a tratamentos, além de dar informações referentes ao nosso município. Na terça-feira, o teólogo da Univates e diretor da TV Informativo, Deivid Guilherme Orling, falou sobre motivação, diferenciando-a da empolgação. Para ele, a motivação vem do amor, e a empolgação da paixão do indivíduo. Citou o comprometimento com o emprego, com o cônjuge ou com os estudos como uma forma de motivação, diferente da empolgação de acordar cedo e ir para o trabalho, por exemplo. Para ele, a empolgação é momentânea e acaba.

O educador físico da Unimed Carlos Alberto Fritsch destacou na quinta-feira a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida. Nesta manhã de sexta-feira, o grupo teatral Companhia dos Livros apresentou a peça teatral “Os Prudente Rocha”. Além das palestras de diversos assuntos, na terça-feira as enfermeiras do Posto de Saúde Central realizaram medição de pressão arterial. O evento teve apoio do Sistema Sescoop/Rs.


MAIOR TRANSPORTE DO ESTADO

Nos dias 9 e 13 a Certaja Energia auxiliou a Darcy Pacheco Soluções no transporte de uma carga especial vinda do porto de Triunfo. A cooperativa desligou as redes e coordenou os trabalhos da equipe da Mercúrio, que rebaixou os cabos da rede devido a altura do equipamento, destinado à Refinaria Refap, de Canoas. Nesta semana o gerente de Logística da Darcy Pacheco, Newvani Correa, enviou um agradecimento pelo sucesso da operação. Ao total foram 300 trabalhadores envolvidos no maior transporte intermunicipal do Estado, destacou.



POSTURA NO SONO

Manter a postura correta durante o sono é um cuidado que pode evitar problemas sérios na coluna cervical. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.

Confira as dicas:

Para quem dorme de lado

Esta é a posição mais indicada para se dormir, sendo aconselhável sempre se dormir com dois travesseiros. Tanto faz se é do lado direito, ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro de corpo ou um rolinho entre eles.

 Para quem dorme de barriga para cima

Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca. O objetivo é evitar a hiperflexão do pescoço. Deve-se usar um outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados e assim descansem.

 Para quem dorme de bruços

Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

 Fonte: www.zerohora.com.br