No último sábado, 18 de outubro, funcionários e conselheiros do Grupo CERTAJA comemoraram os 45 anos da Cooperativa na sede da Acerta. Foi apresentado um vídeo alusivo à data, com depoimentos de três associados pioneiros: Otero Martins, Silvio Julio Fornari e Egon Toillier. A invernada certajana abrilhantou o encontro com uma coreografia especial com o jingle da campanha Ser+ CERTAJA. O presidente do Grupo, Renato Martins, e o diretor-executivo Pedro Maia, que também atua como vice-presidente da CERTAJA Desenvolvimento, marcaram em seus discursos o pioneirismo e a seriedade do empreendimento iniciado há quatro décadas e meia, responsável por levar energia elétrica e, consequentemente, desenvolvimento aos lugares atendidos. Obras como as subestações de 69 kW, em Taquari e Vendinha, assim como as PCHs de Morrinhos, em fase de geração de energia em teste, e Abranjo, em obras, foram mencionadas como prova do empreendedorismo e vocação da CERTAJA para ser parceira dos municípios, melhorando a vida de seus associados e clientes. O Esporte Clube Pinheiros serviu o jantar, e a festa se prolongou até a madrugada com animação da banda Biss. Cerca de 400 pessoas comemoraram esse momento decisivo na história da CERTAJA.
Categoria: Edição nº 416
ABELIX
Na última quarta-feira o Abelix, mascote da Cooperativa CERTAJA, visitou a Escola Municipal de Educação Infantil São José. Após ganhar muitos abraços, o personagem distribuiu balas e provocou inúmeros sorrisos. A visita fez parte da programação do mês da criança elaborada pela escola. É muito gratificante para a CERTAJA poder contribuir com a felicidade das crianças taquarienses.
PROGRAMA VIVER BEM APÓIA A SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO
Na segunda-feira, 20 de outubro, a CERTAJA ofereceu o estacionamento do Supercentro para uma concentração de idosos antes da caminhada de abertura da atividade. Na praça da Matriz houve a culminância do momento, com apresentações de escolas locais, mateada em parceria com a CERTAJA e Erva Mate Amizade, além das participantes do Programa Viver Bem. Uma coreografia da música Show das poderosas ajudou a espalhar animação entre os participantes. Nesta sexta-feira acontece a escolha do Rei e da Rainha da terceira idade, na sede da OPA.
RODEIO DE ELETRICISTAS
Dentro da programação da XXI SIPAT, na manhã de hoje, dia 24, aconteceu o 1º rodeio de eletricistas. O rodeio diz respeito à prática de algumas atividades rotineiras dos eletricistas e tem como objetivo promover através de execução de tarefas, o aperfeiçoamento técnico operacional, a melhoria dos procedimentos e a disseminação das técnicas prevencionistas. Ao mesmo tempo a ideia é contribuir para a divulgação e valorização dos profissionais que executam estas tarefas, que são parte valiosa da razão de existir da Cooperativa.
IMAGEM DA SEMANA
De 16 a 19 outubro o Rio Grande do Sul foi varrido por tempestades de chuva, granizo e vento. Uma das piores aconteceu na madrugada de sábado, quando a Serra Gaúcha foi alvo de deslizamentos e quedas de árvores. Em Gramado uma araucária desabou sobre uma residência e matou uma mulher. Um total de 28 cidades foi atingido pela fúria da natureza.
DICA DE SAÚDE
HORÁRIO DE VERÃO – O horário de verão começou no último sábado, dia 19 de outubro. Assim como há aqueles que gostam de adiantar os ponteiros do relógio, tem outros que não gostam e reclamam de consequências físicas dessa troca forçada de horário. Conheça alguns detalhes a seguir.
Quais são os efeitos do horário de verão sobre o corpo? – Sensação de cansaço, dor de cabeça ao acordar, sono em excesso durante o dia, sensação de não dormir bem à noite, diminuição da atenção e da concentração, comprometimento da memória e alteração no apetite, dentre outros. Por ter dormido mal, a pessoa pode sentir mais vontade de ingerir massas, fritura e açúcar. Nas crianças, é observada a redução do rendimento escolar.
O horário de verão provoca insônia? – As pessoas se queixam de insônia, mas o que ocorre é um atraso de fase de sono. Por exemplo, se uma pessoa dorme oito horas por noite, das 23h às 7h, quando ela dorme à meia-noite e acorda às 8h, ela atrasou o início e o final. Se ficarmos de férias, o normal é dormir mais tarde e acordar mais tarde. O que nos faz dormir e acordar no mesmo horário é, principalmente, nossos compromissos, e também a luminosidade. A grande maioria da população tem atraso de fase de sono. Quem vive em um ambiente mais rural tende a querer dormir mais cedo, o chamado avanço de fase de sono. Essas pessoas costumam se adaptar melhor ao horário de verão.
Em quanto tempo o corpo se acostuma?
Varia de pessoa a pessoa. Em média, entre uma e duas semanas. Tem gente que não se habitua de forma alguma, e sofre durante o horário inteiro. Fonte: http://bit.ly/1z1dEWw