AUMENTO DE ICMS

ICMSO governo do Rio Grande do Sul, na tentativa de amenizar a crise financeira que está passando, adotou um pacote com várias medidas para aumentar sua arrecadação. Uma delas, em vigor a partir de janeiro de 2016, elevou o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alíquota básica, aplicada a todas operações e prestações de serviços sem alíquota específica, aumentou de 17% para 18%.  No caso da energia elétrica, álcool, gasolina e telefonia (móvel e fixa), a alíquota subiu de 25% para 30%. Consequentemente, a conta de energia elétrica aumentará para muitos consumidores. Na CERTAJA, os cooperados enquadrados na classe rural (produtores) – aproximadamente 45% do quadro social, não irão sentir no bolso este aumento, uma vez que a medida não atingiu este segmento. O imposto para os cooperados da classe industrial aumentará de 17% para 18%, e para os demais de 25% para 30%. A não incidência do aumento do imposto para esta grande fatia de cooperados deu-se graças ao intenso trabalho desenvolvido pelo Sistema Cooperativista do RS, através da OCERGS e FECOERGS.


MONTE ALEGRE

Prefeitura Vale Verde (1)No dia 26/01, o prefeito municipal de Vale Verde, Ricardo André de Azeredo, acompanhado do secretário Paulo Renato Meurer e do presidente da Associação dos Moradores do Balneário Nero Freitas, Marco Antônio Arend Limberger, estiveram na CERTAJA solicitando um projeto para melhoria da infraestrutura de energia elétrica interna do balneário, pois pretendem implementar uma área de camping. A comitiva foi recebida pelo presidente Renato Martins e pelos gerentes Éderson Madruga e Enoque Garcia.

Ficou combinado que nos próximos dias uma equipe de técnicos do Setor de Projetos atenderá a solicitação. Os três representantes de Vale Verde são cooperados e têm fornecimento de energia pela CERTAJA. Na reunião, também questionaram as ações de regularização das entradas de energia, já que a Cooperativa notificou os associados responsáveis pelas Unidades Consumidoras onde ocorreram queima de medidores devido às enchentes. A equipe certajana informou-os que a CERTAJA definiu os novos padrões para instalações de medidores em áreas alagadiças e que está divulgando os procedimentos necessários para regularização. Finalizando, ficou acordado que será realizada uma reunião especial do PIA no balneário para esclarecer todas as dúvidas da comunidade.



NOVO SITE

siteVocê sabia que o site da CERTAJA está de cara nova? Um dos grandes atrativos de nossa página é o formato que se ajusta a qualquer tamanho de tela (mobile, tablet e celular). A novidade já está disponível no mesmo endereço:

www.certaja.com.br. O trabalho de inovação foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Cooperativa, especialmente pelo colega Tiago Oliveira.