ENCONTRO EM PASSO DO SOBRADO BUSCA DEFINIR AÇÕES PARA PROBLEMAS COM O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Reuniao Passo do Sobrado

Em 2 de março, um importante encontro ocorreu no gabinete do prefeito Caio Baierle, em Passo do Sobrado, para tratar questões referentes ao fornecimento de energia elétrica no município e também em Vale Verde.

Além do chefe do executivo, estiveram reunidos na sede da prefeitura, o vice-prefeito Hélio de Queiroz, o secretário municipal de Planejamento, Ivan Sebben, o prefeito de Vale Verde, Ricardo Azeredo, o presidente e o gerente comercial da CERTAJA, Renato Martins e Enoque Dutra, respectivamente, o Coordenador Regional da AES Sul, Cristiano Silva, o Deputado Estadual Marcelo Moraes, autoridades locais, regionais e representantes de algumas das comunidades passo-sobradenses. A pauta do encontro tratou sobre os constantes problemas com o fornecimento de energia elétrica em Passo do Sobrado e arredores, uma vez que as “quedas de luz” têm se tornado rotina em solo passo-sobradense.

Para o presidente da CERTAJA, Renato Martins, “o encontro foi muito positivo, pois é importante essa mobilização das forças vivas desses municípios que nós estamos inseridos e é através deste somatório de esforços que nós vamos achar a solução para os problemas. Temos uma série de fatores externos que às vezes nos impedem de fazer um serviço com qualidade, mas estamos à disposição de todos aqui, principalmente da AES Sul, no sentido de buscar solução para o problema. ”

Já por parte da AES Sul, empresa responsável também pelo fornecimento da energia utilizada pela CERTAJA em Passo do Sobrado, o coordenador Cristiano Silva ressaltou as próximas ações a serem realizadas: “o encontro foi extremamente positivo, acima de tudo traz ao debate situações que vêm acontecendo e casos pontuais e de melhoria que serão tratados com a devida urgência. Levo que é sempre válido e produtivo envolver lideranças municipais, para que, em consenso, possamos trazer a solução para a população como um todo. Temos um compromisso firmado com a administração municipal de fazer um levantamento e buscar as ações técnicas necessárias para identificar e avaliar as situações de interrupções de abastecimento aqui em Passo do Sobrado. Tão logo identificadas, elas serão tratadas com atenção corretiva para minimizar e diminuir essa frequência de problemas.

O chefe do executivo, Caio Baierle também avaliou a situação: “é muito importante buscarmos essas respostas e saímos deste encontro com a certeza, colocada aqui pelo coordenador da AES Sul, de que dentro de 30 dias um estudo será realizado para apontar aquilo que pode ser resolvido de maneira pontual. Claro, a solução definitiva virá com um investimento a médio prazo, porém nós precisamos trabalhar com muito empenho esta questão, como vem sendo feito.”


Fonte: Diego Dettenborn

Assessor de Comunicação Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado; Assessor de Imprensa Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo/AMVARP – Jornalista MTB 0018172/RS, adaptado


DIÁLOGO DE SEGURANÇA

Diálogo de segurançaO SESMA (Setor de Segurança e Meio Ambiente) está realizando diariamente, no início da manhã, uma prática para a prevenção de acidentes e conscientização dos funcionários terceirizados que estão trabalhando na reforma do prédio do Centro Administrativo – Energia. Trata-se do “Diálogo Diário de Segurança”, com 5 min de duração, onde são repassadas instruções ligadas à segurança do trabalho.


SEMENTES DO COOPERATIVISMO

SementesOntem, dia 3, a equipe de Comunicação iniciou o ciclo de palestras do projeto Sementes do Cooperativismo. A nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo teve a oportunidade de conhecer o projeto, bem como saber mais detalhes sobre os ideais e princípios cooperativistas que norteiam as atividades da CERTAJA. A atividade aconteceu na Escola Pastor Dohms.



ANO BISSEXTO

ano bissextoA cada quatro anos temos um ano chamado bissexto, quando fevereiro conta com 29 dias, ao invés dos costumeiros 28 dias. Uma das curiosidades ligadas a essa data é que, em alguns países, anos bissextos são associados a rituais e crenças, e muitos têm a ver com casamentos. Na Grécia, por exemplo, casais evitam se casar em anos bissextos porque eles acreditam que isso traz azar. Mas, em vários outros países, o dia 29 de fevereiro é conhecido como aquele em que mulheres pedem homens em casamento. O costume não chegou no Brasil, mas se popularizou no século 19. Mulheres eram incentivadas a fazer pedidos com cartões postais, mas as origens da tradição não são tão conhecidas. Dizem que a tradição vem do século 5, quando uma freira irlandesa chamada Santa Brígida reclamou com São Patrício que as mulheres tinham que esperar muito até que os pretendentes fizessem os pedidos. A lenda diz que São Patrício expediu um decreto que deu às mulheres o direito de fazer o pedido a cada quatro anos. Fonte: http://bit.ly/1Y4Aab0