Neste mês de abril a CERTAJA Energia passaria pela Segunda Revisão Tarifária Periódica, evento que acontece a cada quatro anos, no qual todos os custos que compõem as tarifas da Cooperativa são reavaliados. Como a metodologia a ser aplicada na Segunda Revisão não foi estabelecida pela ANEEL em tempo hábil, para que o processo pudesse ser realizado até a data-base da Revisão, a Agência prorrogou, através da Resolução Homologatória 2.060/2016, o período de vigência das tarifas fixadas em abril de 2015, até o processamento definitivo da Revisão Tarifária Periódica, que deverá ocorrer em maio de 2017. Com a postergação da Segunda Revisão Tarifária e o consequente adiamento da retirada dos descontos, os preços de compra de energia não sofrerão o acréscimo que decorreria da redução de 25% dos descontos obtidos na compra, conforme previsto no Decreto 6.160/2007. Com isso, além de não termos que repassar o aumento para nossos cooperados, também vamos dispor de um período maior para buscarmos alternativas para este problema, junto ao governo federal.
Categoria: Edição nº 486
FRUKI EM PAVERAMA
Na tarde de 15 de abril o Prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, juntamente com o chefe do departamento de licitações, Edson Luis Stertz e o Gerente Administrativo/Financeiro da Fruki, Fernando Rohsig, visitaram a CERTAJA. Na oportunidade conversaram com o Presidente Renato Martins e com o Gerente Comercial Enoque Garcia a respeito das futuras instalações da empresa no município de Paverama, em área suprida de energia pela Cooperativa. Ficou combinado que em breve a área técnica da Cooperativa fará uma visita à planta da Fruki em Lajeado, a fim de entender o processo de produção da fábrica e dimensionar a infraestrutura energética necessária para o atendimento da demanda requerida na nova unidade. A ideia é que a nova fábrica entre em operação no ano de 2020.
MUTIRÃO NO RIO TAQUARI
Sábado, 16 de abril, a CERTAJA esteve junto mais uma vez em uma força tarefa para limpar as águas do Rio Taquari. A ação foi realizada em parceria com a Patrulha Ecológica Voluntária com o apoio de João Rolim, Ricardinho, Gilberto Aguirre e Paulo Fernando com seus barcos, Restaurante Batata com sua embarcação pelo clube Náutico de Taquari, Chico Florestal, Duratex e colaboradores da CERTAJA. A saída da expedição ocorreu junto à rampa de acesso dos barcos, na área de camping Municipal, perto da barca, às 8h30min, e foi até às 13h. Com a iniciativa toda a população de Taquari, cerca de 26 mil pessoas serão beneficiadas. Foi recolhida cerca de meia tonelada de lixo, composto principalmente de garrafas pet, artigos plásticos, cadeiras, churrasqueira, pneus, grade de ventilador, secadora de roupas, lonas e um liquinho. Na mesma ocasião foram extintos possíveis focos do mosquito da dengue, como potes, lonas dobradas e pneus. O rio estava acima do nível normal, o que dificultou o acesso às margens impossibilitando uma maior efetividade na coleta do lixo. A ação faz parte da Semana Interna de Meio Ambiente da Cooperativa desde 2010, e foi incorporada ao Dia C – Dia de Cooperar em 2015, cujo objetivo é executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. A proposta é trabalhar com a comunidade taquariense, evidenciando a importância das águas do rio Taquari para o município.
SEMENTES DO COOPERATIVISMO
Na manhã de 19 de abril a equipe de Comunicação da CERTAJA esteve na escola Nero Pereira de Freitas em Monte Alegre, Vale Verde. A palestra para 93 pessoas foi muito proveitosa e capturou a atenção dos estudantes.
BLITZ PARADA SEGURA
Ainda na programação da SIPAT 2016, na quarta-feira, dia 20, aconteceu a Blitz Parada segura. Os cipeiros munidos de placas distribuíram adesivos alusivos à segurança no trânsito. O adesivo tinha a frase “Pare, pense, mude”. A ideia principal foi a conscientização no trânsito, visto que no último ano houve vários acidentes de trânsito com colaboradores (motociclistas) da Cooperativa.
DICAS DA CIPA
MEIO AMBIENTE
VOCÊ CONHECE OS 3 R’S SUSTENTÁVEIS?
REDUZIR
• Imprima somente o necessário.
• Evite desperdício, compre somente o que precisar.
• Leve sacolas retornáveis para as compras.
• Não troque de celular anualmente por um simples design novo.
REUTILIZAR
• Prefira pilhas e baterias recarregáveis.
• Imprima os dois lados da folha de ofício.
• Tenha sua própria garrafa de água no trabalho.
• Use a água da lavadora para lavar o quintal e a calçada.
RECICLAR
• A reciclagem é o último R, utiliza a matéria-prima de um material para a fabricação de outro.
• Reciclar diminui a quantidade de resíduos que iriam para aterros ou lixões.
• Pode gerar renda para catadores e cooperativas especializadas.
• Ou seja, a reciclagem faz bem tanto social quanto ambientalmente. Procure se informar no seu bairro se existe algum catador, ferro velho, ou cooperativa e quais materiais eles coletam. Então, separe e doe os materiais a eles. Existem alguns lugares que chegam mesmo a comprar alguns resíduos.
Fontes: http://bit.ly/1QnyYZX
http://bit.ly/1hd9Nwy
IMAGEM DA SEMANA
No domingo, 17 de abril, aconteceu a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Um total de 367 congressistas votaram a favor do impedimento, a fim de que o processo siga para o Senado. A sessão iniciou às 14h e se estendeu até perto da meia-noite. Inúmeras situações inusitadas marcaram esse dia histórico: a impassibilidade de Cunha à frente da mesa dos trabalhos, alvo de inúmeros xingamentos por seu envolvimento no recebimento de propinas; as dezenas de manifestações “homenageando” familiares dos parlamentares; a falta de argumentação sólida dos deputados na hora de votar, mencionando o real motivo do processo (as pedaladas fiscais); as manifestações histéricas de inúmeros congressistas e a menção honrosa que Jair Bolsonaro (PSC-RJ) fez ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, que atuou no DOI-CODI em São Paulo, acusado de mais de 40 mortes. Tanto no Brasil, quanto no exterior, a mídia registrou os momentos bizarros da votação. Um deles você confere a seguir.