IASC

bottom-iasc-2016-02Na manhã de hoje, 02/12, o presidente da Certaja Energia Renato Martins convocou todos os colaboradores da Cooperativa e também os do Setor de Serviços Elétricos (Certaja Desenvolvimento) para reconhecer e agradecer o trabalho de todos os envolvidos no decorrer deste ano, que fez com que a CERTAJA recebesse o prêmio IASC da ANEEL como a Cooperativa que obteve maior crescimento no índice de satisfação do cooperado em nível nacional. PARABÉNS A TODOS!


ENCONSEL

enconselCom o objetivo de promover a discussão de temas atuais e de interesse da classe contábil, entre os dias 19 e 23/11 aconteceu o XXXII ENCONSEL – Encontro Nacional dos Contadores do Setor Elétrico, na cidade de Florianópolis. O evento congregou profissionais das diversas empresas de energia do Brasil, desde geradoras, transmissoras ou distribuidoras. Entre as distribuidoras há tanto permissionárias (como no caso da CERTAJA), quanto concessionárias. Do RS, somente a CERTAJA se fez presente. O Diretor Geral da ANEEL, Romeu Rufino, elogiou a participação das permissionárias que estavam presentes e informou que vai reforçar contatos com as federações para que participem do evento anual, dada a sua importância para tratar de temas de interesse do setor elétrico nacional.  Foram abordados diversos assuntos, entre os quais merecem destaque as questões tributárias que interessam ao sistema; a visão do órgão regulador (ANEEL) sobre as concessões e permissões (ministrada por Rufino) e o custo adicional previsto para 2017 referente ao reconhecimento do custo de capital da Rede Básica Existente. Também foram oferecidas orientações adicionais para elaboração das demonstrações contábeis regulatórias de 2016, dentre outros temas. Da CERTAJA participaram o gerente financeiro Marcus França e o analista contábil Luís Felipe da Silva.


ISO – BUSCA DA QUALIDADE DOS PROCESSOS

iso-2Nos dias 23, 24 e 25 de novembro a CERTAJA Energia sediou o Curso de Auditor Interno da Qualidade conforme NBR ISO 19011, que habilitou os participantes a auditar as normas ISO 9001:2015 e ISO 10002:2015. Trinta participantes das cooperativas Creral, Certel, Coprel, Cermissões, Cooperluz, CERTAJA Energia e Ceriluz participaram, além de um representante da Fecoergs. O responsável por ministrar o curso foi Emilio Athanasio, da empresa RM Guidarini, de Criciúma, contratado conjuntamente pelas cooperativas envolvidas. A CERTAJA habilitou seis colaboradores de diversas áreas. A importância da implantação da ISO, bem como da qualificação dos colaboradores, é importante para auxiliar a Cooperativa a criar um sistema de atendimento de fácil acesso ao cooperado e com retorno rápido. Ou seja, para atender às solicitações com a maior rapidez e eficiência possíveis. Michael Lima, gestor da Qualidade da CERTAJA, destaca que “a gestão dos processos com foco no cliente facilita a resolução de reclamações e incentiva os colaboradores a melhorar suas habilidades no tratamento com os cooperados. ”


COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

encontro-de-comunicacaoO Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoveu no dia 24 de novembro, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. A palestrante foi a escritora e consultora Martha Gabriel, que apresentou o workshop com o tema “Comunicação na Era Digital: Comportamento, Plataforma e Cases”. O evento teve como objetivo abordar o comportamento das instituições em um cenário em que a comunicação é dinâmica, multimídia e inovadora, analisando a plataforma de comunicação e apresentando cases de sucesso de marcas consolidadas. A CERTAJA estava representada por dois colaboradores do Núcleo se Comunicação, Fabiana Martins e Jairo Aguiar, além de Ana Paula Hartmann, do Setor Comercial e Tiago Oliveira, da TI. Fonte: Ocergs, adaptado


SISTEMA IGD

projetos-e-certel-1No dia 23 de novembro, o setor de Projetos da CERTAJA Energia recebeu o técnico Jair Wietholter da Certel Energia (Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia). O objetivo da visita foi implantar o sistema IGD, desenvolvido por ele, que vai usar a base do SGD para exportar dados de rede (poste, transformador e rede) para um sistema CAD. O sistema IGD vai utilizar as informações contidas no SGD exportando para um sistema CAD deixando o desenho com suas linhas e estruturas prontas, ficando apenas a inclusão de alguns símbolos e nomenclatura, diminuindo o tempo gasto para desenhos (gráfica) projetos para impressão. Conforme Tiago Hartmann, Gestor de Projetos, este trabalho vem sendo desenvolvido a bastante tempo em parceria com a Certel Energia, mas só foi possível a instalação do software na CERTAJA neste ano.



NASCIMENTOS

amandaNo dia 28 de novembro nasceu Amanda Schvuchov Braga, medindo 49,5 centímetros e pesando 3,080 Kg.

Papai: Jacob Braga de Souza (Financeiro Desenvolvimento)

Mamãe: Aline Schvuchov Braga

 

benjamin

No dia 30 de novembro nasceu Benjamin Ribeiro Hartmann, medindo 48 centímetros e pesando 3,410 Kg.

Papai: Tiago Garcia Hartmann (Setor de Projetos)

Mamãe: Bruna Ribeiro



1º DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

aids_laco_vermelhoO que é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS?      

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.

O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

” A  AIDS não tem cura, mas você tem atitude.  Previna-se! ”  

CIPA Gestão  2016/2017

CERTAJA Energia / CERTAJA Desenvolvimento



IMAGEM DA SEMANA

chapecoenseUma verdadeira tragédia. Assim pode ser resumida a queda do avião da empresa LaMia, que transportava a delegação da Chapecoense na madrugada de 29 de novembro. O time viajava com destino a Medellín, para disputar o título da Copa Sul Americana com o Atlético Nacional. O avião teve pane seca (falta de combustível), e por isso não conseguiu aterrissar a tempo. 71 pessoas morreram. Apenas seis resistiram ao acidente.