GOVERNADOR LANÇA PROGRAMA ENERGIA FORTE NO CAMPO, PARA MELHORAR REDES DE DISTRIBUIÇÃO

O Rio Grande do Sul tem mais de 506 mil propriedades rurais eletrificadas – próximo de 100% do total. Porém, somente pouco mais de um terço são redes trifásicas, causando um gargalo no desenvolvimento destas propriedades e na economia do Estado. Com o intuito de qualificar as redes de distribuição de energia elétrica na zona rural gaúcha, o governo lançou, nesta quarta-feira (28/8), o Programa Energia Forte do Campo, em cerimônia na casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na Expointer 2019. Eduardo Leite, governador do RS, explicou que, por meio de financiamento do BRDE, o projeto prevê investimentos em obras de melhorias e transformação para rede trifásica. O público-alvo são os produtores organizados em cooperativas ou associações. Participaram do evento, promovido pela Fecoergs, presidentes de cooperativas filiadas à Federação, secretários de Estado e líderes cooperativistas. Renato Martins e Marcus França representaram a CERTAJA. Maiores informações serão divulgadas no próximo Certajano.

Fonte: https://bit.ly/2ZzFh8Y, texto adaptado


ENCONTRO DE AGENTES DO SESCOOP

O Sescoop/RS promoveu, nos dias 22 e 23 de agosto, no Hotel Continental, em Porto Alegre, o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2019. A atividade destinou-se aos agentes de desenvolvimento cooperativista e agentes de autogestão das cooperativas gaúchas. Na oportunidade, houve debate sobre a diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, a importância do papel do agente, cultura da inovação como diferencial competitivo, indicadores estratégicos e gestão por indicadores e questões sobre liderança. Fabiana Martins (Comunicação) e Michael Lima (Qualidade) participaram.

Fonte: Sescoop, adaptado


PREVISÃO DE CARGA PARA ESTUDOS ELÉTRICOS

De 19 a 23 de agosto, a gestora comercial Deise Araújo participou do curso de Previsão de carga para estudos elétricos, utilizando um novo sistema de consolidação, na unidade da ONS – Operador Nacional do Sistema, em Florianópolis. Várias distribuidoras de energia da região Sul e Mato Grosso do Sul estavam lá representadas. Nos próximos meses a CERTAJA Energia passará a fazer as previsões de carga periodicamente via sistema. Conforme Deise, observa-se que cada vez mais as permissionárias têm sido demandadas como as concessionárias perante os órgãos e agentes reguladores dos sistemas de distribuição, geração e transmissão de energia.


FÓRUM DE INOVAÇÃO

O papel das pessoas frente ao novo contexto digital, o uso da tecnologia e o lado humano foram temas abordados no 7º Fórum IEL de Inovação, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), realizado no dia 27 de agosto, na sede da FIERGS.  Os certajanos Michael Lima (Qualidade), Luciano Tavares (Engenharia), Marina Fazenda (RH) e Ana Paula Hartmann (SCE) estiveram no encontro, que promoveu reflexões acerca da transformação de ideias com tolerância ao desconhecido, além de uma cultura digital, com agilidade para decisões, e o líder digital, como referência para a implementação desta nova cultura.



PORTAL DA INOVAÇÃO

“A estratégia omnichannel se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e off-line, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Dessa forma, o omnichannel possibilita usar um aplicativo para encontrar um sapato, experimentá-lo na loja e recebê-lo em casa. Neste post, sugerido por Marcus França, você vai aprender o conceito de omnichannel e entender os motivos que levaram esse termo a ficar tão conhecido e utilizado atualmente. ”

Leia na íntegra a matéria acessando http://www.certaja.com.br/inovacao

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!


DICA DE SAÚDE

Prefeitura de Taquari – 28 de agosto

PREVENÇÃO –  Seguindo recomendação nacional, profissionais da Secretaria da Saúde de Taquari orientam pais ou responsáveis para que todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade recebam a dose extra da vacina contra o sarampo, para garantir a interrupção da cadeia de transmissão do vírus. A imunização está ocorrendo no Posto Central e nas unidades dos bairros Praia e Colônia Vinte de Setembro.

A pasta afirma que é necessário levar carteira de vacinação e/ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda conforme a secretaria, os adolescentes e os adultos serão atendidos conforme situação vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, a ação decorre do aumento significativo do número de diagnósticos de sarampo no Brasil. De acordo com dados do Governo Federal, entre ‪19 de maio e 10 de agosto deste ano, foram registrados mais de 1.600 casos em 11 Estados do país.