52 ANOS DA CERTAJA

Domingo, dia 17, a CERTAJA completará 52 anos🎉🎉🎉! A divulgação nas rádios e jornais já está acontecendo! Confira algumas:

Hoje às 8h30 min o presidente Renato participou do programa “Frente a Verso” na rádio A Hora, de Lajeado.Amanhã o “Programa Conversas de Fato”, da Rádio Terra, de Venâncio Aires será todinho sobre a nossa Cooperativa e contará com a participação do vivo do presidente Renato, do vice-presidente Ederson e do conselheiro Gustavo Schuch. Horário: das 7h às 9h.

Você poderá assistir no https://www.facebook.com/terrafmasuaradio ou ouvir no site  folhadomate.com

Segunda de manhã O Fato fará uma entrevista ao vivo com o Presidente Renato e também apresentará um vídeo que fez sobre a Cooperativa. Você poderá assistir em https://www.facebook.com/jornalofato/



EDERSON FALA SOBRE CRISE HÍDRICA

Na edição de 12 de outubro o jornal A Hora, de Lajeado, publicou matéria sobre a crise hídrica e entrevistou o vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga. As novas projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afastam o risco de apagão elétrico até o fim do ano. O início do período de chuva no Sudeste do país e os acumulados acima da média em setembro na região Sul, contribuíram para recuperar os níveis de reservatórios e sinalizam para um melhor cenário. Na avaliação de Ederson, é remota a possibilidade de racionamento. O diretor de planejamento, engenharia e regulação da Certel, Ernani Aloísio Mallmann, compartilha da mesma opinião. “Nossa tarifa é 19% mais barata na comparação ao valor das concessionárias RGE e CEEE. Hoje ainda não temos uma fonte própria de geração, mas há algumas tratativas iniciadas”, aponta Madruga. Ele também tranquiliza os associados quanto ao risco de racionamento: “É remota a chance de apagão no sistema elétrico. Os dados do operador nacional mostram uma melhora significativa. Se chover no Sudeste conforme o previsto, esse cenário também se descarta no início do próximo ano”.

Confira a matéria completa em https://grupoahora.net.br/conteudos/2021/10/12/chuva-alivia-crise-hidrica-e-reduz-risco-de-apagao/

Volta a chover com maior frequência e intensidade na área da represa de Furnas, em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Fonte: Grupo A Hora


ENASE

De 13 a 15 de outubro acontece o ENASE 2021 (Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico), de forma virtual, reunindo profissionais da área para debater sobre os principais temas da atualidade do setor.  Os colaboradores Marcus e Elton, da Controladoria e Estratégia estão participando do evento.  O foco deste ano é a transição energética e seus impactos, como a sustentação de fontes renováveis, abertura do Mercado Livre, segurança energética, projeções relacionadas ao preço da energia, os impactos no consumidor, novas tecnologias, entre outros.


DIA DAS CRIANÇAS

No dia 12 aproximadamente 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram da promoção realizada na ACERTA em comemoração ao Dia da Criança e inauguração do novo playground. Brinquedos infláveis, touro mecânico, tobogã, piscina de bolinhas, mesa de air game e tombo legal fizeram a festa da garotada, sem falar na participação do “Marshall”, do desenho Patrulha Canina e do “Homem Aranha”, que levaram mais diversão ainda ao evento. Com início às 14h e encerramento às 18h, os participantes se deliciaram com um maravilhoso buffet de salgados e doces, além de picolés e algodões doces. A promoção contou com o patrocínio das duas Cooperativas (Energia e Desenvolvimento) e teve o apoio do pessoal que faz a gestão da ACERTA.



DICA DE SAÚDE

Quem teve covid, estando ou não internado, pode ter notado alguns sinais depois de ter tido a doença: falta de ar, cansaço, tosse, perda de audição, alterações de voz ou dificuldade para engolir os alimentos, ansiedade, tristeza. As orientações dos nossos especialistas podem ajudar neste momento.

Acesse o canal do HCPA (Hospital de Clinicas de Porto Alegre) no Youtube e assista aos vídeos sobre os cuidados pós-covid: https://bit.ly/3FtPytD

Créditos do texto e imagem: facebook.com/hcpa.poa


BOAS PRÁTICAS NO TRABALHO

DICA: Você pode efetuar ligações de seu ramal diretamente, não há necessidade de solicitá-las para a telefonista! 

– Realizar uma chamada local (Taquari):  36536200 “Prefeitura Municipal”

– Realizar uma chamada para outra cidade (Porto Alegre): 05132056826 – “Prefeitura de Porto Alegre”

– Realizar uma chamada para outro DDD ou estado (Santa Catarina): 04834110600 – “Useall – Criciúma – SC”

– Realizar uma chamada para um celular com DDD 51: 998148540 (NÃO COLOQUE 051 NA FRENTE)

– Realizar uma chamada para um celular com DDD diferente ex: 48: 048996410854 (COLOQUE O DDD DA RESPECTIVA CIDADE NA FRENTE)


ESPAÇO LIVRE

Confira o texto que a Fátima, do RH, sugere para leitura nessa semana!

Seu trabalho é um sacrifício ou uma realização…

Ouvimos com frequência reclamações com relação ao trabalho, do tipo: “Ah, amanhã é segunda, tudo de novo”! Ou então mais comum ainda “chega logo 18h”!

No meu primeiro dia de aula do curso de Administração, agora após as férias, minha professora de Psicologia abordou esse assunto. Segundo o material entregue aos alunos, uma das maiores conquistas da sociedade civilizada é a transformação do significado da palavra “Trabalho”.

Por muitos anos ele foi considerado como um fardo, algo pesado de carregar, relacionado à punição, sofrimento, exploração, restrição da liberdade individual, enfim… um mal necessário.

Os gregos e romanos, por exemplo, o consideravam uma obrigação servil e destinada aos escravos e prisioneiros. Somente a partir de 1700 começou se tornar uma atividade comum a todos.

Mas tal concepção, com o decorrer da história, foi sendo modificada. Felizmente, o conceito de Trabalho contemporâneo se orientou em direção a ideias opostas.

Começou a ser visto como uma forma do homem ser dignificado se tornou uma oportunidade de expressão das potencialidades individuais, uma visão do trabalho como direito do ser humano, espaço para valorização dos talentos e capacidades, satisfação profissional e realização pessoal.

Porém, nessa mesma sociedade civilizada, em alguns momentos, o trabalho nos lembra mais o significado de antigamente que o contemporâneo.

As pessoas estão sendo cada vez mais pressionadas pelo mundo moderno e isso faz aumentar a queixa de estresse e a desconfiança pela profissão. Por isso, o trabalho não pode ser visto só como uma obrigação ou meio de sobrevivência.

Trabalhando por obrigação, dificilmente as pessoas atrairão boas oportunidades na vida, bons empregos, bons salários, etc. O sentido de obrigação torna as pessoas mal-humoradas, queixosas, desanimadas e desmotivadas.

Questionei algumas pessoas sobre essa temática e fui surpreendida com respostas positivas, que levavam a avaliações satisfatórias do trabalho que realizavam. Logo quis saber também porque elas se sentiam assim e a resposta não poderia ser diferente: todas elas amavam o que faziam.

É verdade que muitos não têm a oportunidade de trabalhar no que realmente gostaria, mas tudo na vida é passageiro. Se hoje não está bom, amanhã pode melhorar!

E aí, você gosta do seu trabalho? O que está fazendo para mudar a maneira como vê seu trabalho? O que tem feito para migrar para algo que realmente te realiza, dentro da empresa atual ou em outra?

Fonte: https://grokkeronline.com/seu-trabalho-e-um-sacrificio-ou-uma-realizacao/