ATENDIMENTO PELA UNIMED EM TAQUARI

O mês de dezembro chegou com uma novidade para os clientes da Unimed VTRP de Taquari. Desde o dia 13 o escritório local conta com ATENDIMENTOS DE PSICOLOGIA, nas segundas-feiras, das 8h às 12h. O serviço foi implementado devido a uma necessidade local e visa trazer mais conforto e bem-estar aos clientes.

Os atendimentos são presenciais e acompanhados pela equipe de psicólogos da Unimed VTRP. Para realizá-los é necessária uma solicitação médica, de qualquer especialidade..

Com a autorização em mãos, basta ligar para a Central de Agendamentos com Especialistas, no número (51) 3714-7188 e marcar o melhor horário para as consultas. A duração dos encontros varia conforme a necessidade de cada paciente.

Com essa novidade, os clientes não precisam mais se deslocar a outros municípios para buscar atendimento psicológico.

O escritório de Taquari fica localizado na Rua Sete de Setembro – 2437 / Sala 1. Dúvidas sobre o atendimento psicológico podem ser questionadas pelo número 0800 051 11 66. 

Créditos do texto e imagem:  https://www.unimedvtrp.com.br/noticias 



CERTAJA ENERGIA VISITA PREFEITO DE MONTENEGRO

Seguindo a programação de visitação aos órgãos municipais da área de atuação da Cooperativa, com o objetivo de intensificar o relacionamento com os cooperados, no dia 3 de dezembro o presidente Renato, o vice Ederson e a coordenadora Deise visitaram o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta.


APERFEIÇOAMENTO NA GESTÃO DE PPCS

 Durante o período de 18 de novembro a 22 de dezembro, 13 colaboradores (dois do Setor de Relacionamento com Cooperado, três da Controladoria e oito do GSM) participam do curso “Aperfeiçoamento na gestão de PPCS – Planejamento, programação e controle de serviços”. A atividade faz parte de uma ação do Projeto Conexão CERTAJA, liderada pelo Coordenador do GSM, Ramon Pretto, e tem como objetivo preparar a equipe para uma gestão eficaz do recebimento da demanda, da execução do trabalho e do acompanhamento dos serviços. Realizado em 11 encontros, o treinamento totalizará 33 horas e é ministrado por professores da Univates.


CITEENEL 2021

A décima edição do maior evento sobre inovação do setor elétrico, o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico – Citeenel, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e neste ano organizado pela CPFL Energia, destacou os desafios da digitalização, descentralização e descarbonização. Realizado em 2 e 3 de dezembro, teve na programação grandes nomes do setor que contribuíram para uma discussão de alto nível. Os debates permitiram uma visão geral sobre o setor com um olhar crítico e apurado para o futuro. O diretor da ANEEL, Hélvio Guerra, propôs uma reflexão sobre o papel do consumidor diante do cenário de descentralização do mercado. “Um desafio sempre traz uma possibilidade de melhorarmos nosso sistema. Agora precisamos identificar o que os consumidores efetivamente querem, o que eles podem fazer e como se comportam diante da evolução tecnológica com a descentralização e abertura de mercado”, destacou. Diversos colaboradores da CERTAJA assistiram às palestras.


Crédito imagem e texto (resumido): ANEEL

DISTRIBUIDORAS DO FUTURO

Em seguimento aos trabalhos de formação de agentes de inovação, no dia 26/11 a Fecoergs promoveu a palestra sobre “A distribuidora de energia elétrica do futuro”, ministrada por representantes da PSR – empresa que oferece soluções tecnológicas e serviços de consultoria técnica nos setores de energia elétrica e gás natural (E&G) em diversos países desde 1987. Cerca de 90 representantes das cooperativas de todos os estados, OCB e federações tiveram uma breve noção do que está ocorrendo no mundo em termos de novas ações e tecnologias na área de distribuição de energia. Vários certajanos acompanharam a palestra.

Crédito imagem e texto (adaptado): Fecoergs, adaptado


BOAS PRÁTICAS

Limpe periodicamente suas mensagens no Zimbra!

 – Fique atento à quantidade de mensagens RECEBIDAS e ENVIADAS no seu Zimbra, pois quando seu espaço fica “lotado”, você não consegue receber nem enviar mensagens.

– Semanalmente, confira as mensagens que podem ser descartadas e coloque-as na lixeira. Após, esvazie a lixeira, afinal, ela ocupa espaço também!

– Com essa prática você evita problemas de comunicação, deixa o seu Zimbra organizado e livre para enviar e receber mensagens!


MENSAGEM FINAL DE ANO DA CERTAJA ENERGIA

Colegas, com o Natal e o final de ano se aproximando, nossa Cooperativa fez um lindo vídeo alusivo a este período tão especial. Você pode conferi-lo nas nossas redes sociais, na TV da recepção, nos eventos do Natal Açoriano e aqui!

 

OBS.: O áudio deste vídeo está sendo reproduzido em diversas rádios de nossa área de atuação:

– Rádio América 1270 AM (Montenegro)

– Rádio Taquari 98,1 FM

– Rádio Paverama 87,5 FM

– Rádio A Hora 102,9 FM (Lajeado)

– Rádio Comunitária de Barão do Triunfo 106,9 FM

– O Fato – Mistura Fina Online (facebook.com/jornalofato)


DICA DE SAÚDE

Desde 2015 o mês de dezembro ganhou uma pigmentação que chama a população a redobrar os cuidados com outro vilão dos brasileiros: o câncer de pele. Trata-se do Dezembro Laranja, que alerta para os riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde.

“A exposição solar se dá nas atividades do nosso dia a dia, não somente quando vamos para a praia. Por isso, é fundamental se proteger quando vamos fazer nossas atividades, mexer no jardim ou mesmo caminhar na rua”, afirma a médica Bruna Fischer, Oncologista e Hematologista, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed. “É importante se proteger sempre que houver exposição ao sol, principalmente no rosto, nas mãos e nas orelhas”, acrescenta.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.

O hábito de cuidar da pele deve ser reforçado nos meses de verão, mas que não pode ser esquecido em nenhum mês do ano. Por isso, alguns cuidados precisam ser observados sempre:

 1- O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.

 2 – Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.

 3 – Desde a infância, atente para a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.

 4 – A maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h)

 5 – Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.

A dica final e mais preciosa é: cuide de todo o seu corpo, e não esqueça da sua pele!

Crédito imagem e texto (resumido): Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo




ACERTA – CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL FORÇA LIVRE

O Campeonato Interno de Futsal Força Livre foi realizado pela ACERTA, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer através de jogos e incentivar a disputa como elemento da competição, e não como atitude de rivalidade frente aos demais. Cinco equipes formadas por colaboradores e dependentes, totalizando 41 atletas, participaram dos jogos. No dia 5 de novembro ocorreu a final, que determinou a classificação do times  e destacou os “craques”, Vitor Quadros e Bruno Jesus e o “goleiro menos vazado”, Elisandro Petry. No encerramento, foi oferecido um jantar para confraternização entre todos os participantes. Confira a classificação dos times!

CAMPEÃO- Os Bartiras
VICE-CAMPEÃO- Barcelona
3º COLOCADO- Real Madrid
.4º COLOCADO- Red Bull
Craque do 1. e 2. lugar e goleador – Bruno Jesus
Craque do 3. e 4. lugar – Vitor Quadros
Goleiro menos vazado- Elisandro Petry –Barcelona (2 gols)

BOAS PRÁTICAS NO TRABALHO

DICA: Como falar bem ao telefone com cliente: guia com nove boas práticas indispensáveis

  1. Saiba quem está do outro lado da linha.
  2. Conte com um bom roteiro de atendimento.
  3. Ouça o que o cliente tem a dizer.
  4. Use o nome do cliente durante a ligação.
  5. Não use termos que sugerem intimidade.
  6. Demonstre empatia pelo cliente durante a ligação.
  7. Adote um tom de voz adequado e tenha uma boa dicção.
  8. Atente-se ao vocabulário utilizado na conversa.
  9. Não deixe o cliente esperando por muito tempo na linha.

Fonte: https://www.zendesk.com.br/blog/como-falar-bem-ao-telefone-cliente/, adaptado



ESPAÇO LIVRE

Confira a leitura sugerida pela Fátima, do RH! AUTORRESPONSABILIDADE

Tendo como conceito que a autorresponsabilidade é a crença que todos somos os únicos responsáveis pela vida que temos levado, sendo assim somos os únicos que podemos mudá-la.

Achei muito interessante como a internet está cheio de matérias muito boas sobre o assunto e relacionei abaixo trechos de textos que gostei.

Um grande erro é ficarmos na dependência do mundo, esperando que ele resolva nossos problemas. É um grande equívoco permitirmos que os outros determinem nosso valor e pior: que a opinião alheia fragilize a confiança que depositamos em nós.

Nossa liberdade neste mundo começa no dia que resolvemos assumir nossa própria vida por inteiro, sem atribuir a ninguém a responsabilidade por nossas derrotas.

Porque, na verdade, ninguém tem a obrigação de construir ou facilitar nossos caminhos, erguer as paredes de nossa casa ou torcer por nossa vitória.

Quando decidimos depender somente de nós, acrescentamos à nossa capacidade poderes ocultos… Quem assume por inteiro a própria vida pode ser a qualquer hora e em qualquer lugar, apenas o que é. Assumir a própria vida é um ato de coragem, pois implica ser responsável pelo que de bom ou ruim que há de acontecer.

Seu destino está constantemente sob teu controle. Tu escolhes, recolhes, eleges, atrai, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.

Cuida das palavras que saem da tua boca, elas têm poder de vida e morte, elas têm poder de benção e maldição. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão de tua jornada e vivencia.

Não reclame nem te faças de vitima. Antes de tudo analisa e observa. A mudança esta em tuas mãos. Reprograma tua meta, reprograma tua mente. Busca o bem e viveras melhor. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim.”

Autorresponsabilidade- A chave para uma vida de realizações e conquistas

As mudanças começam quando as pessoas conseguem ser honestas consigo mesmas e aceitam que, de algum modo, são responsáveis pela situação em que se encontram. Quando culpamos os outros pelas nossas dificuldades, é muito mais difícil reconhecer o nosso poder, a nossa capacidade para lutar pela felicidade. Temos de escolher se queremos ser parte da solução ou parte do problema. Assumir a nossa própria responsabilidade implica aceitar que aquilo que fazemos hoje é a semente para a mudança (ou para a estagnação) de amanhã. Autorresponsabilidade implica esforço, sim, mas também implica poder e liberdade.

Fonte: https://www.psicorh.com.br/2013/03/auto-responsabilidade.html