CERTAJA É A PRIMEIRA A EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENERGIA NO RS

Desde 01 de fevereiro, vários estados brasileiros, incluindo o nosso, tiveram que aderir ao modelo nacional de documento fiscal eletrônico para energia elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emissor e permitindo o acompanhamento da emissão em tempo real pelo fisco.

Assim, a emissão da tradicional fatura de energia  foi substituída pela emissão da NF3E (Nota Fiscal Energia Elétrica Eletrônica), que é emitida e armazenada em formato eletrônico, com o objetivo de documentar as operações relativas à energia elétrica.

A primeira Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica (NF3e) que a Receita Estadual autorizou a emissão foi da CERTAJA Energia.

Confira a notícia postada no site oficial do Governo do RS! É a CERTAJA Energia fazendo história e auxiliando o desenvolvimento da região!

https://estado.rs.gov.br/primeira-nota-fiscal-eletronica-de-energia-eletrica-e-emitida-no-rio-grande-do-sul

 




DICA DE SAÚDE

Fevereiro Roxo conscientiza sobre a importância de tratar o Lúpus

Doença autoimune costuma afetar pele e diversos órgãos internos

Por Jurana Lopes, da Agência Saúde-DF 

A campanha Fevereiro Roxo Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, geralmente avermelhadas ou eritematosas (daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar como rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

“Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, quando a pessoa tem LES ela pode ter diferentes tipos de  sintomas em vários locais do corpo. Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão ou problemas nos rins”, informa a Referência Técnica Distrital (RTD) de Reumatologia, Rodrigo Aires.

Continue lendo “DICA DE SAÚDE”