SEMENTES DO COOPERATIVISMO

Sexta, dia 27, teve mais um encontro do Projeto Sementes do Cooperativismo, e desta vez, reuniu 28 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Porfirio de Menezes Costa, aqui mesmo de Taquari.

O Projeto Sementes do Cooperativismo da nossa cooperativa segue espalhando conhecimento e desafios para alunos e professores!


EMPOSSADO NOVO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE TRIUNFO E NOVA STA RITA

A CERTAJA Energia esteve presente na cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita. O evento aconteceu na sexta-feira passada, dia 27, na Câmara de Vereadores de Triunfo, e o presidente Renato Martins, acompanhado do colaborador Jairo Aguiar, marcou presença. Francisco Irineu Shardong tomou posse e a partir de agora vai comandar o Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita.

Sempre é importante destacar que a CERTAJA Energia, juntamente com os sindicatos rurais dos municípios de atuação da cooperativa e o SENAR/RS realizam cursos gratuitos para a capacitação e benefícios dos cooperados.

Após a cerimônia de posse, autoridades e convidados foram recepcionados com um jantar oferecido pelo Sindicato Rural. Os representantes da CERTAJA aproveitaram a oportunidade também para conversar o prefeito e o vice de Triunfo, Murilo Machado e Gaspar Martins, respectivamente, e outras autoridades locais.


ENTENDENDO A PRESSÃO ARTERIAL

Com o objetivo de conscientizar e informar os colaboradores da CERTAJA sobre a importância de conhecer e entender os valores da pressão arterial, no dia 31 de maio foi realizada uma palestra com o Médico do Trabalho da CERTAJA, Dr Edson. O Setor de Segurança, juntamente com a CIPA, organizaram o evento, que contou com o apoio de profissionais do Plano Costa.


CURSOS EM PARCERIA COM SINDICATO RURAL E SENAR

Tortas e Docinhos Caseiros – Cozinhar é uma verdadeira arte e quando uma pitada de alegria é adicionada aos ingredientes, o resultado fica ainda mais saboroso. Essa foi a mistura principal do curso “Tortas e Docinhos Caseiros” organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado, CERTAJA Energia e SENAR/RS. O curso de dois dias (29 e 30 de maio), foi dividido em aulas teóricas e práticas para a produção de receitas caseiras e contou com a participação de 14 cooperadas.

Iniciação à Costura – Seguindo a programação da semana, de 30 de maio a 02 de junho foi a vez de 12 cooperadas de Boa Vista, Triunfo, participarem do curso de “Iniciação à Costura”, organizado pelo Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita, CERTAJA Energia e SENAR/RS. A residência da Sra. Dilma Vargas Milke foi o espaço utilizado para que as participantes aprendessem o ofício da costura e produzissem lindas peças para vestuário ou decoração. O vice-presidente Ederson Madruga participou do encerramento das atividades.

 


CAMPANHA DO AGASALHO

Quando a temperatura começa a baixar, é o momento de fazer crescer a solidariedade. ​

Por isso, a CERTAJA Energia realiza todos os anos a Campanha do Agasalho. A nossa corrente pelo bem já começou e até o dia 27 de junho vamos arrecadar agasalhos e cobertores e destinar para as pessoas que mais precisam.

Separa aquele casaquinho, moletom ou coberto em bom estado e limpinho e entregue aqui no Ponto de Coleta, que fica junto a nossa Guarita.

O frio já começou e é hora de estender a mão e aquecer um coração.

A Campanha do Agasalho é organizada pelo nosso Setor de Gestão de Pessoas e faz parte das atividades do Dia de Cooperar. ​

Nesse inverno a nossa energia ajuda quem precisa se aquecer! Deixe sua doação na guarita da Cooperativa, em frente à Igreja Santo Antônio!


SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Vamos preservar o Meio Ambiente JUNTOS!

Estamos na  Semana do Meio Ambiente -31 de maio a 5 de junho-  e este é um momento de parar e pensar sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Na CERTAJA Energia várias ações inteligentes e sustentáveis são colocadas em prática no dia a dia. A gente se orgulha de cumprir o nosso papel em busca de um futuro melhor para todos os nossos cooperados.

Entre as ações de destaque, ao longo do ano, a nossa Cooperativa promove parcerias como a Limpeza das Margens do Rio Taquari, coleta de vidros e resíduos eletrônicos, coleta de tampinhas plásticas, palestras para colaboradores e ações de conscientização como o simples hábito de saber consumir papel na hora da impressão.

Cada um fazendo a sua parte, a gente chega muito mais longe e o nosso Meio Ambiente agradece!

E não esqueça! No dia 7 de junho teremos a palestra “Meio-ambiente, o que comemorar?” Participe!




DICADE SAÚDE

Manter o bem-estar nos dias de frio requer mais do que roupas quentinhas. É preciso redobrar os cuidados para preservar a saúde e evitar os problemas respiratórios.

-Mantenha a pele hidratada e evite tomar banhos muito quentes;

-Tente não se encolher para evitar má postura e dores musculares;

– Dê um chega para lá na preguiça e mantenha a rotina diária de exercícios físicos;

– Antes de deitar, aqueça o quarto ou coloque cobertores sobre o colchão. Bolsas de água quente também ajudam a aquecer e manter os pés quentinhos.

Créditos texto e imagem: https://www.facebook.com/unimedpoa


ESPAÇO LIVRE

Confira o texto que a Fátima (Gestão de Pessoas) sugere para essa semana!

Ahhh, o chefe horrível. Com certeza você tem alguém em mente quando pensa num exemplo ruim de liderança. Se for uma mulher, então, a chance é grande de você ter em mente a personagem Miranda Pristley, do filme O Diabo Veste Prada.  Mas liderança ruim tem muito mais a ver com um desencontro de expectativas e posicionamentos, que de personalidade – embora a sensação que se tenha é de que é pessoal.

Porém, no mundo corporativo, conflitos quase nunca têm fundamentos pessoais. E é preciso ter muito autoconhecimento para compreender e desassociar essas ideias de que desencontro de ideias são sinais de rejeição. O primeiro passo é entender que a relação líder-liderado precisa ser uma via de mão dupla. Afinal, seu gestor não tem como adivinhar quais são seus anseios, expectativas e desagrados no dia a dia de trabalho. E nem você tem como adivinhar o que ele enxerga como sucesso para a sua posição e o que ele e a organização esperam de você. Principalmente em cenários imprevisíveis e de mudanças profundas e constantes.

Outro ponto importante é entender como a cultura da organização afeta as relações e o jogo político. Muitas vezes a sensação de que seu chefe é horrível, é também um desalinhamento de cultura. Principalmente para quem quer sair de posições de base e avançar na carreira, é preciso compreender como o jogo político se dá na cultura da organização e avaliar se isso está alinhado com os seus valores e propósitos. É muito mais fácil aprender como funciona a política corporativa com líderes e culturas que estão alinhadas com o seu jeito de ser do que tentar se adequar a algo que não faz sentido para si.

Por fim, vale lembrar que perguntar não ofende. Então, se o estilo do seu líder é de comando e controle e você prefere uma liderança que ofereça mais autonomia, o ideal é conversar com esse gestor e entender quais são as lacunas a serem preenchidas para que ele te dê mais autonomia. O contrário também é válido: se você se sente pouco visto pela liderança e precisa de mais orientações e feedbacks, é necessário questionar ao invés de ficar esperando que isso aconteça espontaneamente.

Quando Maquiavel concebeu seus dois tipos de liderança (o líder temido e o líder amado), ele não tinha como levar em conta as nuances da liderança moderna, que exige flexibilidade, empatia, rapport e comunicação clara, mas também pulso firme quando necessário. E todo mundo perde quando o líder é só amado ou só temido.

Então, na próxima vez que você tiver a sensação de que seu chefe é o problema, respire fundo e se questione o que falta nessa relação. E, se possível, marque um café ou um 1:1. Porque o diálogo é sempre o melhor caminho para compreender e solucionar esse tipo de problema.

Fonte: Equipe EdCorp UOL EdTech