Núcleo 3 é oficializado em Tabaí

Agora já são três os núcleos cooperativos formados pela CERTAJA Energia, em um total de 10, que serão oficializados até o final de dezembro.

Na noite da quarta-feira (24), o Núcleo 3 foi criado no município de Tabaí e terá a participação de 2.072 cooperados. A reunião foi realizada na Comunidade São Cristóvão.

O Núcleo 3 terá a liderança dos cooperados João Paula de Oliveira, como líder, e Eliane Souza Scotti, como vice-líder. A direção da cooperativa esteve representada pelo presidente Renato Martins e vice-presidente Ederson Madruga.

A coordenadora do Setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Araújo e os colaboradores certajanos, Jairo, Ana Paula e Hérick também participaram da formação do novo núcleo.

Os conselheiros administrativos Marcelo Santos de Souza, Almerinda Rodrigues e Clovis Bavaresco, e o conselheiro fiscal Cler Leandro Souza de Azevedo, também estiveram presentes no encontro.

4º Núcleo | A próxima formação de núcleo da cooperativa tem previsão de acontecer no dia 08 de setembro, no município de Vale Verde.


Revista Saber Cooperar

Coleta de vidros e eletrônicos

Tá na Mídia! Como é gratificante ter o reconhecimento de um trabalho feito por todos nós. A nova Revista Saber Cooperar, do Sistema OCB, já está no ar, e traz nesta edição um especial sobre o 100º Dia Internacional do Cooperativismo. Na página 26, nossa cooperativa é tema da reportagem sobre Coleta Solidária, falando da coleta de vidros e eletrônicos que realizamos periodicamente.

Separamos o link pra você acessar o conteúdo!

bit.ly/REVISTACERTAJA

 


Filmagens – SomosCoop

O case da Clara, nossa atendente virtual, será inscrito no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, promovido pela OCB,  na categoria “Fidelização” (valorização de cases que promovam maior integração com o cooperado).

Cíntia relatando sua experiência como usuária

Na manhã de 24 de agosto o pessoal do Estúdio Alfa de Comunicação, de Lajeado, filmou algumas cenas para integrarem o vídeo que estamos produzindo para esse case. A nora da Sra Ivone Fleck, Cintia, e Clóvis Bavaresvo, participaram das cenas, dando depoimentos a respeito desse serviço oferecido pela Cooperativa.

Além desse case, outros serão inscritos até o dia 15 de setembro (Jornal Certajano, Programa Mais Cooperado, Limpeza das Margens do Rio Taquari e Dia C – arrecadação de leite). No próximo dia 31 serão filmadas outras cenas.


Espaço Livre

Confira o texto que a Simone, da Comunicação,  separou para lermos nessa semana!

E se houvesse um VAR para as postagens das redes sociais e grupos de WhatsApp?

Por Zé Victor Castiel

Fonte: Zero Hora, 25/08/2022

Tirando os virtuoses, não existe a possibilidade de alguém se manifestar, por escrito, sobre qualquer assunto tendo a certeza de que será entendido

Sou plenamente a favor do VAR no futebol. É através desse dispositivo que erros cometidos pelas diversas arbitragens podem ser desfeitos, quase imediatamente após a decisão de campo. Serve, também e principalmente, para evitar injustiças de lances mal interpretados ou não bem entendidos.

Faço aqui um exercício de reflexão absurda: já pensaram se houvesse a possibilidade de termos um VAR para as postagens das redes sociais e grupos de WhatsApp? Já imaginaram o número de injustiças verborrágicas e ofensas gratuitas que conseguiríamos evitar por interpretações equivocadas ou impossibilidade total, por parte dos leitores, de entenderem as famosas ironias?

A grande verdade é que a ironia é uma modalidade tão extinta no Brasil quanto os telefones de orelhão ou o autorama da Estrela. Se houvesse o “VAR da vida”, quantos desentendimentos poderiam ser evitados com amigos, familiares e até pessoas desconhecidas? Quantas famílias ainda estariam ilesas às desavenças e rupturas pela simples impossibilidade de os interlocutores pensarem em fazer uma perguntinha singela: “O que exatamente você quis dizer com isso que acabou de escrever?”.

Tirando os virtuoses, não existe a possibilidade de alguém se manifestar, por escrito, sobre qualquer assunto tendo a certeza de que será entendido da mesma forma que seria se estivesse utilizando suas pregas vocais e olhando para seu interlocutor. Depois de escrever algo e postar em redes sociais ou grupos de WhatsApp, a sorte estará inexoravelmente lançada.

A palavra escrita é impositiva, nua e crua. A palavra falada é acompanhada de coadjuvantes maravilhosos, como o gesto, o olhar, o tom e o volume da voz, a sisudez ou o sorriso. Falando algo direto, frente a frente, nossos interlocutores dificilmente interpretarão mal o que estamos dizendo, sendo ou não de seu agrado. Na pior das hipóteses, fariam o sinalzinho típico da revisão feita pelos árbitros em campo e pediriam a repetição da fala, para só então decidir se o que ouviram era exatamente o que queríamos dizer.

Mesmo com a total impossibilidade de se buscar entender melhor a palavra escrita, acho que vale muito a pena, a partir de agora, ler com muita atenção as coisas que são postadas nas redes sociais e, antes de sair por aí respondendo de forma indignada, respirar fundo e pensar se o que se leu foi exatamente aquilo que o outro quis escrever. Com essa simples atitude, talvez consigamos, ao menos, minimizar os efeitos das desavenças e rupturas em tempos de comunicação por redes sociais e grupos de WhatsApp. Minha sugestão é: na dúvida, chame o seu VAR.


Dica de Saúde

Varíola dos Macacos – Já falamos aqui sobre a varíola dos macacos e vale repetir: mantenha a calma e esteja atento aos cuidados! O vírus que causa a doença já é conhecido pelos cientistas e pode ser erradicado. Mas a colaboração de todos é necessária para evitar a transmissão, afinal, o número de casos vem aumentando no Brasil. Em caso de contato com pessoas infectadas ou do aparecimento de sintomas, procure atendimento médico.

Fonte: https://www.facebook.com/unimedvtrp