Inaugurada a Subestação Vale Verde

A Subestação Vale Verde foi oficialmente inaugurada pela CERTAJA Energia nesta quarta-feira (19). A obra, iniciada em julho de 2021, foi apresentada à comunidade com a presença de diversas autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados pelo projeto, conselheiros da Cooperativa e imprensa.

Fotos: Cristiane Lautert Soares

Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destacou que este foi o maior investimento da história da Cooperativa – R$ 26,7 milhões. Além disso, apontou que tudo fluiu dentro da velocidade esperada e que a subestação deve alavancar o desenvolvimento das comunidades.

“Para nosso orgulho, contamos com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos, os vereadores e, em especial, da secretária Marjorie, uma pessoa que tem uma relação forte com as cooperativas. A presença dessas pessoas, para ver in loco o que foi feito, é muito importante”, analisou.

Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a última licença necessária para a operação da subestação. Ela celebrou a oportunidade de estar no evento e, principalmente, o cooperativismo. “Temos consciência do tempo do empreendedor, para que ele não desista, mas também para que nenhum rito legal seja deixado de lado”, observou.

“É um prazer nós estarmos aqui hoje, entregando essa licença e sabendo que essa comunidade vai ter energia forte, que está preparada para receber mais empreendimentos; e que essa licença fortalece o papel e eficiência das cooperativas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, acrescentou a secretária.

Mais desenvolvimento nos planos para o futuro

Para Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, é motivo de alegria ver a obra pronta, já que o planejamento foi desafiador, pelo volume de investimento representado para a Cooperativa. “Todos os requisitos técnicos, ambientais e fundiários foram pontos importantes, tanto na observação do projeto prévio como também no executivo. Tivemos uma contribuição muito grande dos municípios. É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para a região”, explica.

O próximo movimento da CERTAJA Energia visa atender a região sul da área coberta pela Cooperativa, o que contempla cidades como Barão do Triunfo, Sertão Santana e Sentinela do Sul. “Temos um déficit. Em breve, vamos fazer investimento naquele ponto para que nossos mais de quatro mil cooperados possam ser melhor atendidos”, ressalta o presidente Renato Martins.

Bênção especial

Na inauguração, o pastor Jair Holzschuh e o diácono José Antônio abençoaram a obra, os cooperados, os colaboradores e todos os que estavam presentes na cerimônia. Após o cerimonial e o desenlace da fita inaugural, os convidados participaram de uma reunião-almoço, no salão da Comunidade Evangélica.

Compuseram a mesa de autoridades convidadas o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch; Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco; o presidente da OCERGS, Darci Pedro Hartmann; José Zordan, superintendente da FECOERGS e INFRACOOP; Erineo José Hennemann, presidente da FECOERGS e da CERTEL; e Pedro Thessing, vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo.

A Subestação Vale Verde

A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres. O projeto beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, também conselheiro da Cooperativa, agradeceu pelo empreendimento, inaugurado na mesma semana em que o município comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. “A energia elétrica chegou aqui em 1972. […] Ninguém queria trazer energia elétrica para Vila Mellos e Monte Alegre. Se não houvesse a CERTAJA, quem sabe, hoje, Vale Verde não seria um município, porque sem energia não existe desenvolvimento.”

Confira algumas fotos do evento:

Repercussão na mídia (clique para ampliar):


Imagem da semana

A Subestação Vale Verde, iluminada. Uma vista e tanto!

Nesta semana, vamos de duas imagens, porque não pode ficar de fora o registro do gerente administrativo-financeiro, João Ederson Pacheco. A foto foi feita na noite do dia 18, enquanto ele deixava tudo preparado para receber os convidados para a inauguração da subestação, na manhã do dia 19.




Artigo de certajano é apresentado no Congresso Brasileiro de Automática

Um artigo, elaborado pelo gerente de Distribuição da CERTAJA Energia, Eleandro Luis Marques da Silva, e por Renata Rota Martins, foi apresentado nas sessões técnicas do XXIV Congresso Brasileiro de Automática, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro.

O artigo, apresentado por Renata no dia 19, refere-se ao estudo de caso “Análise do impacto da inserção de geração distribuída fotovoltaica na qualidade da energia elétrica”, realizado no sistema de distribuição da CERTAJA Energia. Eleandro e Renata são discentes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“É muito bom ter o trabalho aprovado em um evento nacional. Apesar de ser uma parte obrigatória do trabalho como um todo, dá uma satisfação, ainda mais porque foi integralmente realizado com dados técnicos do sistema da Cooperativa. Não estive pessoalmente, apresentando, mas estava bem representado pela colega Renata”, comenta.

O congresso

O evento reúne as comunidades científicas e industriais, possibilitando a troca de informações entre os diversos profissionais da área de ciências elétricas. São promovidos minicursos e palestras para atualização de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais.

A programação ocorreu na Fábrica de Negócios, em Fortaleza, e é uma realização do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).


Auditoria contábil

Nesta semana, o setor da Contabilidade passou pela auditoria da empresa Taticca. Segundo a auditora Marli da Costa Moreira, a visita a CERTAJA Energia foi de pré-balanço, considerando a data-base de 30 de setembro. “A gente faz uma análise prévia de janeiro a setembro. E a gente volta, em fevereiro, para fazer a auditoria final, que vai contemplar todo o exercício de 2022”, explica.

A cada fim de exercício, após o encerramento da contabilidade, o setor precisa apresentar um parecer – tanto para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) quanto para os associados. A auditoria revisa as demonstrações contábeis e avalia se estão de acordo com os normativos contábeis regulatórios e societário.


Novos membros da CIPA recebem treinamento

Os novos cipeiros – titulares e suplentes designados – participaram de um treinamento sobre a NR 5, de 19 a 20 de outubro. O curso visa a atender a Norma Regulamentadora referente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), exigida pelo Ministério do Trabalho. O objetivo foi capacitar os membros no que se refere à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A capacitação foi ministrada pelos instrutores Regis Oliveira e Vanessa Haetinger, da empresa Master Person Consultoria, de Taquari, e teve apoio do SESCOOP/RS. Ao todo, foram 23 participantes: 12 da CERTAJA Energia, e os demais dos estabelecimentos da CERTAJA Desenvolvimento (setor de Serviços Elétricos, Engenho de arroz, Agroveterinária Vendinha, Agro Depósito, SuperCentro) e da empresa Chico Serviços Florestais.


53 anos da CERTAJA Energia

Os certajanos começaram esta semana da melhor maneira: comemorando. Os 53 anos da Cooperativa foram celebrados na tarde de segunda-feira, 17 de outubro. O presidente Renato Pereira Martins falou sobre a trajetória da CERTAJA Energia e seu compromisso com a comunidade. “Com muita competência, com muita dedicação, a Cooperativa se consolidou, é uma referência na região hoje”, destacou.

Ele também falou sobre a inauguração da Subestação Vale Verde, uma conquista que coroa as mais de cinco décadas da CERTAJA Energia e que deixou a semana ainda mais cheia de motivos para celebrarmos.

“Um empreendimento da ordem de R$ 26,7 milhões para poder continuar cumprindo com essa nossa missão, de levar energia de qualidade para o nosso associado, e para poder atender essa evolução tecnológica que estamos vivenciando”, observou.

O presidente ressaltou que isso só é possível graças ao comprometimento e à dedicação de cada um. ”É através dessa união e desse esforço que a Cooperativa se mantém e vem crescendo ao longo desses 53 anos”, acrescentou.

Vice-presidente, Ederson Madruga salientou que a CERTAJA Energia é dos cooperados, mas, também, dos colaboradores. “Vocês fazem parte disso. E todos que já passaram por aqui, sempre que a gente encontra, continuam sendo certajanos.”

Madruga fez um agradecimento especial aos eletricistas pela passagem do Dia do Eletricista, também celebrado no dia 17. “Vocês são a principal força de trabalho da Cooperativa. Se não fossem os eletricistas, não teríamos toda essa rede, toda essa energia que os cooperados utilizam.”



Dica de saúde

Infelizmente, ainda não existe uma “pílula mágica” que nos dê saúde e longevidade (seria interessante se tivesse, não é mesmo?). Porém, existem hábitos que nos ajudam a ter uma vida mais saudável.

Vivemos constantes mudanças climáticas, lidamos diariamente com o estresse, eventualmente, temos noites mal dormidas e não nos alimentamos tão bem quanto deveríamos. Estes fatores são grandes inimigos das nossas proteções naturais.

Uma das melhores maneiras de reforçar a sua imunidade é pela boca, com a sua alimentação. Confira uma lista de alimentos que pode te ajudar nisso. Ela foi preparada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

Vegetais de folhas escuras

Eles devem estar na maioria das nossas refeições. Espinafre, brócolis, couve e rúcula, por exemplo, são boas fontes de ácido fólico, um nutriente muito importante para a formação dos glóbulos brancos (responsáveis por combater os invasores do organismo).

Alho

O alho tem importantes funções protetoras, por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos.

Cebola

Parceira do alho nos temperos e refogados, a cebola também pode ser consumida na salada. Ela é rica em uma substância protetora chamada quercitina.

Castanha-do-Pará

Consumir uma ou duas castanhas por dia é o bastante para combater os radicais livres, que agridem o organismo e provocam doenças. Ela é rica em selênio, mineral que também estimula o sistema imunológico.

Frutas cítricas

É muito importante consumir frutas cítricas por conta da vitamina C. Laranja, limão, acerola e afins são ricos não apenas desta vitamina, mas em flavonoides e antioxidantes. Ou seja, têm ação anti-inflamatória, combatem o envelhecimento e ajudam a nos proteger!

Gengibre

Este alimento tem ação bactericida e é rico em vitamina C e B6. Você também pode usá-lo para fazer chás ou adicioná-lo a sucos de frutas.

Iogurte natural + grãos

O iogurte natural auxilia nas funções intestinais e colabora para o bom funcionamento do organismo como um todo. Aliado a uma colher de granola, aveia ou chia, é um excelente lanche para o dia a dia.

Batata yacon

Aqui entramos naqueles alimentos que talvez você não conheça! Este tipo de batata estimula o bom funcionamento intestinal e, de quebra, ajuda o sistema imunológico a trabalhar bem. Ela tem um índice glicêmico mais baixo que a batata inglesa, logo, é mais saudável e traz mais saciedade ao nosso corpo.

Shitake

Mais um alimento para você conhecer. Este cogumelo estimula a produção de células do sistema imunológico e também é muito bem-vindo para reforçar sua imunidade.

Lichia

Esta frutinha é muito rica em vitamina C. Consumir uma porção de 100 g por dia ajuda o sistema imunológico a ficar forte.

Fonte: Unimed VTRP