CERTAJA Energia realizou 27 cursos em parceria com sindicatos e SENAR/RS

O compromisso da CERTAJA Energia com as comunidades das regiões de sua área de atuação rendeu excelentes resultados em 2022. Alicerçada no quinto princípio do cooperativismo (Educação, formação e informação) e no sétimo (Interesse pela comunidade), a Cooperativa qualificou seus cooperados por meio de 27 cursos, promovidos em parceria com os sindicatos rurais, clubes de mães e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).

Curso “Panificação caseira”, em Bom Retiro do Sul, em outubro

Panificação, costura, apicultura, hortaliças e tecelagem estão entre os temas das capacitações, que ocorreram em seis municípios – Triunfo, Bom Retiro do Sul, Taquari, Passo do Sobrado, Paverama e Tabaí – e somaram 664 horas-aula.  Ao todo, 295 pessoas participaram das atividades.

“O objetivo é qualificá-las e capacitá-las para suprirem as demandas exigidas em suas comunidades. Dessa forma, cada participante faz a diferença no meio em que vive, e a CERTAJA Energia contribui para o desenvolvimento e o avanço social das regiões em que atua”, comenta Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado.

Curso “Apicultura – manejo básico”, em julho, em Taquari

Metodologia

À frente do trabalho com Fabiana, Jairo Aguiar observa que a comunidade se engaja. “Os cooperados fazem contato com os sindicatos rurais de seus municípios e informam as áreas nas quais têm interesse”, conta. “O sindicato, então, promove o curso em parceria com o SENAR-RS e verifica a possibilidade de participação da Cooperativa, que contribui com apoio financeiro, conforme a necessidade de cada curso”, explica.

Saiba mais:

Desde que a parceria com os sindicatos e o SENAR-RS teve início, em 2009, já foram realizados 170 cursos, que capacitaram 1.825 pessoas.


Pesquisa de satisfação TIC

A pesquisa de satisfação do setor de Tecnologia da Informação da CERTAJA Energia, realizada recentemente, já tem seus resultados. O formulário, que podia ser respondido de forma anônima, continha perguntas sobre a experiência dos colaboradores em relação ao trabalho do suporte e ao desenvolvimento de sistemas e aplicações do setor.


Considerando suas experiências com o suporte da TIC, 78% dos usuários recomendariam o serviço a um amigo ou familiar. Quanto ao desenvolvimento de sistemas e aplicações, 59% dos colaboradores fariam recomendações a terceiros. A média da pesquisa foi de 68,5%.

Coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima destaca que o objetivo da pesquisa era alinhar as necessidades dos usuários com os serviços prestados pela TIC. “O resultado será usado como indicador, com meta de melhoria”, explica. “Um plano de ação será criado e aprovado com a Direção, para atender o maior número de demandas possível.”


Confraternização de aniversário

O setor de Gestão de Pessoas prepara diversas ações de endomarketing para 2023. Entre elas, uma novidade: em um dia específico de cada mês, será realizado um momento especial que reunirá os aniversariantes para uma confraternização, na cantina.

“Além de entregarmos o presente, como já é habitual, vamos acrescentar esta ação ao calendário, para reforçar o sentimento de pertencimento. Pessoas de diferentes setores vão poder se integrar. Isso aproxima os colaboradores uns dos outros e também aproxima a Cooperativa dos colaboradores”, destaca Andréia Cruz, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas.

Os aniversariantes de janeiro já têm data para celebrar:
27/01, na cantina, às 7h45min!


Preservação do meio ambiente

Placas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente foram instaladas pela CERTAJA Energia no Balneário Nero Freitas, em Vale Verde, em dezembro. A iniciativa foi uma continuidade do projeto de reposição florestal obrigatória, por meio do qual 831 mudas de árvores nativas doadas pela Cooperativa foram plantadas no local, em novembro. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Vale Verde.

Espécies e quantidades repostas

Nome científico Número de árvores
Açoita cavalo (Luehea divaricata) 76
Angico (Parapiptadenia rigida) 77
Araçá (Myrciantes sp.) 77
Aroeira salsa (Schinus molle.) 77
Canela preta (Ocotea catharinensis) 150
Figueira (Ficus sp.) 30
Gabirova (Campomanesia xanthocarp) 67
Ingá beira de rio (Inga vera Willd) 150
Palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana) 50
Pitangueira (Eugenia uniflora) 77
TOTAL DE MUDAS 831




Dica de saúde

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

Por ter estas características, o mês foi escolhido para o movimento Janeiro Branco, dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Em 2023, o tema do movimento é A vida pede equilíbrio. E, para ter equilíbrio, o cuidado com nossa saúde mental precisa ser um hábito, cultivado diariamente!

Confira o vídeo com dicas para aplicar no seu dia a dia:

Fonte: Unnimax e Janeiro Branco