CERTAJA Energia inova e implanta atendimento remoto

Primeiro atendimento da modalidade foi realizado no posto da Vendinha, em Montenegro

A CERTAJA Energia trabalha constantemente para aprimorar seu relacionamento com os cooperados e, nesta semana, passou a oferecer o atendimento remoto. A nova modalidade, que faz parte de um projeto-piloto, foi implantada no posto da Vendinha, em Montenegro, e será utilizada para casos em que os atendentes estejam ocupados ou impossibilitados de realizar o atendimento presencial.

A viabilização da iniciativa vinha sendo estudada há algum tempo e foi antecipada por uma questão estratégica. “Nossa colaboradora entrou em licença médica, e decidimos colocar o plano em prática. Dessa forma, não precisaríamos fechar o posto nem deslocar um colaborador de Taquari para realizar os atendimentos”, explica o vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga.

Ele destaca que, em breve, os outros postos também oferecerão esta facilidade aos cooperados. “A ideia, agora, é testar, avaliar o que deu certo e errado, e implantar a modalidade nos demais”, destaca.

Primeiro atendimento

A cooperada Iracema Leite da Rosa foi a primeira a aproveitar os benefícios do atendimento remoto. Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, sentada em frente à webcam instalada no posto da Vendinha, ela foi atendida pela colaboradora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Sabrina Silva, de Taquari.

Tecnologia e facilidade: Iracema, na Vendinha, foi atendida por Sabrina, em Taquari
Iracema ganhou brinde por ser a primeira usuária do atendimento remoto

Com a implantação do serviço, Iracema não perdeu a viagem. Ela depende de carona e, se o posto estivesse fechado, não saberia dizer quando poderia voltar ao local novamente. Após a finalização do processo, ela conversou com o vice-presidente. “Foi muito bom, muito fácil”, contou.

Sabrina Silva, que realizou o atendimento de Iracema, aprovou a experiência. “Gostei muito. Achei esta inovação importante. Com o atendimento remoto, o cooperado consegue resolver sua demanda mesmo na ausência do atendente do posto de atendimento, evitando, assim, outro deslocamento”, observa.

Preparação

O colaborador Marcos Oliveira de Andrade participou do processo de implantação. A principal preocupação para a viabilização da ideia era oferecer, remotamente, um atendimento com a mesma qualidade do presencial.

Ele conta que o posto recebeu duas webcams – uma para capturar a imagem dos documentos de identificação e outra para a conversação entre o atendente e o cooperado. O espaço também conta com caixa de som, um computador e um monitor extra, dedicado às videochamadas.

“Na Cooperativa,  foi necessário adicionar mais um monitor, para auxiliar com as telas que o atendente precisa abrir, e uma webcam para que ele possa ser visto pelo cooperado”, explica Marcos.


Pesquisa de satisfação do Fique Ligado

Os colaboradores da CERTAJA Energia responderam, nesta semana, uma pesquisa realizada para medir o grau de satisfação dos leitores do Fique Ligado. O objetivo é melhorar, cada vez mais, a divulgação das notícias da Cooperativa.

O formulário foi respondido de forma anônima e continha três perguntas. Considerando suas experiências com o Fique Ligado, 70%  dos leitores recomendariam o informativo semanal para um amigo ou colega de trabalho.

A pesquisa contava com duas perguntas abertas relativas aos pontos fortes e aos que podem ser aprimorados. “Fiquei feliz com o retorno. A publicação recebeu muitos elogios, e mesmo alguns dos pontos a serem melhorados vieram acompanhados de um reforço positivo”, comenta a responsável pelo Fique Ligado, Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing.

“Temos algumas limitações técnicas, mas vamos utilizar as sugestões e melhorar, cada vez mais, a plataforma e a forma de divulgação”, destaca. “Convido a todos para que se sintam à vontade para sugerir pautas e contribuir para a publicação, que é nossa”, acrescenta.




Dica de saúde – 5 fatos sobre o câncer de intestino que você precisa saber

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon, e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2022 era de 45.630 novos casos, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres. Já o número de mortes em decorrência da doença, divulgado no Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2020, é de 20.245 (9.889 homens e 10.356 mulheres).

O que aumenta o risco?

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são:

– Idade igual ou acima de 50 anos
– Excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras)
– Consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame)
– Ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer.

Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado.

A exposição ocupacional à radiação ionizante, como aos raios X e gama, pode aumentar o risco para câncer de cólon. Assim, profissionais do ramo da radiologia (industrial e médica) devem estar mais atentos.

Fique atento:

Saiba mais: Ministério da Saúde