Geração distribuída: entenda como as novas regras impactam os cooperados

Depois de registrar um crescimento exponencial nos últimos anos, a geração própria de energia ganhou novas regras no sistema de compensação, desde o dia 7 de janeiro. A CERTAJA Energia está atenta, desde o início do processo que implementou a Lei 14.300/2022, e busca, agora, esclarecer como isso impacta os cooperados que desejam se tornar prossumidores – consumidores que geram sua própria energia elétrica.

Segundo Thalis Ferrazza, engenheiro eletricista da CERTAJA Energia, a nova Lei procura dar segurança jurídica para todos os agentes do setor elétrico, tanto para as distribuidoras quanto para os consumidores e para os empreendedores do ramo. “Além disso, busca promover a transição energética de forma que seja benéfica para todos os envolvidos”, avalia.

A principal mudança se dá na forma de compensação da energia gerada para os projetos protocolados a partir de 7 de janeiro de 2023. Gerente de Distribuição da Cooperativa, Eleandro Luis Marques da Silva explica que, quando for consumida energia da rede da distribuidora, haverá o pagamento de um percentual da componente tarifária responsável pela remuneração dos serviços da distribuidora, chamado de Fio B.

“O Fio B corresponde ao uso do sistema de distribuição convencional, quando este for utilizado para compensar os créditos de energia que foram gerados anteriormente para a rede, como durante a noite ou em dias de chuva e nublados”, esclarece Silva. Esse valor corresponde, em média, a 28% do valor total da tarifa de energia. Essa cobrança se dará de forma gradual – em 2023, será cobrado apenas 15% do valor referente ao Fio B.

Outra mudança importante e positiva para o consumidor é a forma de cobrança do custo de disponibilidade. Se, antes, o cálculo era feito sobre toda a energia consumida e, depois, era feita a cobrança referente à disponibilidade da rede, agora, a compensação de energia deve ocorrer apenas até o limite da taxa mínima. “Hoje, um consumidor trifásico que gera 300 kWh e consome 300 kWh compensa somente até o valor da taxa de disponibilidade, gerando 100 kWh de créditos para ser consumido no futuro”, explica Ferrazza.

O futuro

Para os cooperados da CERTAJA que ainda pensam em gerar sua própria energia, os impactos gerados pelas novas regras podem até ser positivos, dependendo de cada caso. Também porque o valor referente ao Fio B é cerca de 30% mais barato na área da permissionária do que na concessionária vizinha.


Certajanos terão seis folgas em 2023

Quem gosta de um feriadão já pode se programar: os certajanos terão seis dias de folga durante o ano para descansar, curtir a família, passear ou viajar. Para que isso seja possível, foi firmado acordo coletivo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Sitracooper). O acordo de compensação é realizado desde 2018.

“O objetivo é proporcionar aos colaboradores algumas folgas, que a gente chama de ‘pontes’. Trabalhamos 12 minutos a mais por dia para ter direito a essas folgas”, explica Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas. “Se alguém estiver de férias em algum dos dias da compensação, tem direito a usufruir da folga em outro momento, conforme acordo com seu coordenador”, acrescenta.

Anota na agenda (e já salva a imagem):



CERTAJA é representada no Singescoop

A CERTAJA Energia esteve representada no XI Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas e no 4º Fórum de Cooperativismo do Singescoop, realizado, de forma online, no dia 18 de janeiro. O evento teve como tema “O papel do cooperativismo frente à pobreza e à desigualdade”.

Coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo apresentou o case do Dia C – Mateada da Cooperação, na categoria Associativismo e Ações coletivas. A iniciativa arrecadou leite para doação a famílias em situação de vulnerabilidade social de Taquari e foi um exemplo de intercooperação, unindo CERTAJA Energia, CERTAJA Desenvolvimento e Sicredi Ouro Branco. Ao todo, foram arrecadados 3.964 litros de leite.

O objetivo do Simpósio, além de discutir o tema proposto, é promover ações para fomentar a educação cooperativa com vistas à construção do conhecimento pela integração entre estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais do cooperativismo.

“É importante mostrar o que temos feito e conhecer cases de pessoas e entidades também comprometidas com o meio social no qual estão inseridos”, destaca Deise.


Plano de ações da TIC para melhoria do suporte e desenvolvimento é aprovado

A pesquisa de satisfação aplicada aos usuários dos serviços do setor de Tecnologia da Informação da CERTAJA Energia já deu frutos. Além dos resultados numéricos, divulgados recentemente aqui no Fique Ligado, a TIC recebeu feedbacks para melhorar o suporte e o desenvolvimento.

A partir das sugestões dos usuários, o setor desenvolveu um plano de ações, que foi aprovado, nesta semana, pela direção da Cooperativa. Segundo o coordenador do setor de Inteligência Coorporativa, Michael Lima, entre as ações está a implantação do Service Desk, uma versão atualizada do GLPI, que será utilizada para gerenciar solicitações e atendimentos.

Também será implantada uma pesquisa de satisfação, para que, a cada solicitação concluída, o usuário possa avaliar a qualidade do serviço prestado pelo setor. Você pode acompanhar o processo aqui no Fique Ligado. Faremos a divulgação, conforme o desenvolvimento das ações.

Confira as ações na íntegra e os prazos propostos:

Assunto Descrição Prazo
Divulgar cronograma e critérios Divulgar o cronograma de aplicações e sistemas previstos para desenvolvimento pela TIC em 2023. Assim como elencar os critérios de priorização dos sistemas previstos na Política da TIC. Janeiro
Implantar Service Desk Usar versão atualizada do GLPI para gerenciar solicitações e atendimentos do catálogo de serviços da TIC, inclusive desenvolvimento de sistemas. Fevereiro
Implantar pesquisa de satisfação Para cada solicitação concluída, o usuário terá a possibilidade de avaliar a qualidade do serviço prestado pela TIC. Fevereiro
Implantar relatórios de desempenho Monitorar se a performance da TIC é compatível com as demandas e necessidades dos usuários. Abril
Padronizar e aplicar perfis de acesso a redes e sistemas Prover segurança da informação, otimizar redes e sistemas e dar transparência ao processo de autorizações para uso. Junho
Implantar sistema para consulta de procedimentos da TIC Dispor sistema que permita consulta rápida para usuários e técnicos da TIC na busca de informação. Junho

Participe do Fique Ligado

Tem alguma pauta que você gostaria de ver no Fique Ligado? Está acontecendo algo legal no seu setor? Pode ser algo engraçado, inusitado; um curso ou evento; uma visita ou uma informação interessante e relevante sobre você ou seus colegas! Envie sua sugestão para o e-mail cristiane.lautert@certaja.com.br!

Algumas das contribuições dadas pelos leitores do informativo na pesquisa de satisfação, realizada recentemente, já estão sendo colocadas em prática. E podemos melhorar! Vamos fazer do Fique Ligado um espaço cada vez mais colaborativo. Participe!


Bate-papo com o cooperado

O presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, experimentou um pouquinho da experiência do atendimento remoto, recentemente implantado pela CERTAJA Energia. Na manhã de terça-feira, 17 de dezembro, ele conversou com o cooperado Leandro Fogaça Ramos, que estava no posto da Vendinha, em Montenegro, e havia sido atendido remotamente pela colaboradora Sabrina Silva, do setor de Relacionamento com o Cooperado, de Taquari.

Eles  falaram sobre o uso da inovação e o quanto ela é capaz de aproximar Cooperativa e cooperados. “Parece que estamos na frente um do outro, pessoalmente”, comentou Martins, que recebeu um retorno positivo quanto à experiência de Ramos com a modalidade de atendimento.


Curso de Panificação Caseira reúne 13 cooperadas em Triunfo

Treze cooperadas participaram do curso “Panificação Caseira“, realizado de 11 a 13 de janeiro, na localidade de Passo Fundo, em Triunfo. Com carga horária de 24 horas, a capacitação contou com conteúdo diversificado. Entre os assuntos, as boas práticas e a higiene na manipulação de alimentos, além de receitas deliciosas de massas caseiras, como lasanha, capeletti, pães, cucas, sonho e pretzel.

O curso foi ministrado por Ana Paula Camatte, nutricionista formada há 22 anos e instrutora do SENAR-RS há 7 anos. Ela ministra sobre aproveitamento integral de alimentos; bolachas e salgados; arroz e derivados; e mandioca e derivados. A capacitação é fruto de parceria entre SENAR-RS, Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita e CERTAJA Energia.

Receita: pão nutritivo de abóbora

Para os leitores do Fique Ligado, segue uma das receitas aprendidas no curso e compartilhada pela cooperada Tânia Márcia Kuhn Campos (foto), de Porto Batista, Triunfo.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
300 g de abóbora madura, cozida e amassada
2 colheres de sopa de açúcar (40g)
2 ovos, mais 1 gema para pincelar
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (16g)
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
1 e 1/2 colher de sopa de sal rasas (15g)

Método de preparo:

Bater no liquidificador a abóbora com todos os ingredientes líquidos. Na bacia, misturar a farinha de trigo com o fermento por mais ou menos 30 segundos. Adicionar todos os ingredientes secos, o sal e imediatamente os líquidos batidos no liquidificador. Agregar bem todos os ingredientes. Colocar a massa na bancada e deixar descansar, por 15 minutos, coberta com um pano de prato ou uma bacia. Cilindrar a massa, até alisar (mais ou menos 20 vezes). Modelar os pães e colocar em formas já untadas, e levar para crescer até dobrar de volume. Pincelar com uma gema. Assar a 200ºC, por 40 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar. Embalar, depois de frios.

Rendimento: 2 pães grandes ou quatro pequenos
Validade: 3 dias.
Dica: Pode-se colocar linhaça e gergelim na massa do pão.

OBS.: o pão nutritivo pode ser feito substituindo-se a abóbora por cenoura, beterraba, espinafre ou batata-inglesa.


Vale a pena dar play de novo

Você já deve ter visto, nas redes sociais, o vídeo sobre a aquisição do primeiro carro 100% elétrico da CERTAJA Energia, mas vale a pena dar play de novo. Parece aqueles vídeos das reportagens sobre carros que a gente vê na TV, né? A captação de imagens e a edição foram feitas pelo Estúdio Alfa de Comunicação, de Lajeado, em parceria com o setor Comercial e Marketing!

Dá o play:


Espaço para as crianças na recepção

A recepção da CERTAJA Energia ganhou um espaço dedicado aos pequeninos, nesta semana. A atendente recepcionista Letícia Ferreira de Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, preparou um cantinho especial para a pintura de desenhos. “A ideia é oferecer uma distração às crianças enquanto os pais ou responsáveis estiverem sendo atendidos”, explica.

Na pequena mesa, lápis de cor, giz de cera e desenho da assistente virtual da Cooperativa, a Clara. Novos desenhos estão sendo providenciados – da Clara, em sua nova versão e, também, do Certajito.


Dica de saúde – 7 dicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Interação com diferentes perfis e personalidades, administração de pressão, metas e prazos: o ambiente de trabalho pode ser uma fonte de estresse. O Janeiro Branco  nos convida a refletir sobre como podemos cuidar mais de nossa saúde mental. E esse cuidado precisa ocorrer, inclusive, no ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do nosso dia.

Confira algumas dicas que podem auxiliá-lo a manter o controle emocional e a colaborar para a criação de uma atmosfera agradável para todos:

1. Organize bem o seu tempo

Planeje suas atividades e defina prioridades, sem sobrecarregar o seu dia. Aprenda a delegar e a dizer não, quando necessário.

2. Evite procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar ou prolongar uma ação. É um comportamento normal, mas que, quando corriqueiro, eleva o estresse pela sensação eminente de estar sempre atrasado em suas atividades ou entregas.

3. Desenvolva o autoconhecimento

Perceba o seu comportamento e os seus gatilhos (aquilo que desperta o estresse em você). Entenda a sua personalidade para lidar melhor com as situações conflitantes.

4. Pratique a comunicação assertiva

Facilite o entendimento, comunique-se de forma clara e compreensível contextualizando o assunto, evitando ruídos na comunicação.

5. Faça pausas

Tirar um tempinho para relaxar, se distrair, alongar ou simplesmente não pensar em nada são ótimas alternativas para acalmar a mente. Reserve alguns minutinhos do dia para fazer uma pausa, tomar um chá ou um cafezinho, contemplar a paisagem e RESPIRAR!

6. Priorize bons hábitos

A saúde mental está conectada com a saúde física, hábitos saudáveis vão proporcionar o bem-estar do corpo e da mente: prefira lanches saudáveis, mantenha horários regulares e coma devagar. Garanta boas horas de sono e pratique uma atividade física. Tenha momentos de lazer e relaxamento.

7. Exercite a empatia

Entenda que as pessoas são diferentes e busque formas de lidar com os diferentes perfis. Ouça os colegas e busque ajudar quando possível. Evite julgamentos, tente analisar as situações sobre outros pontos de vista, levando em consideração diferentes ideias, sentimentos e objetivos.

Fonte: Unimed VTRP
Fotos: Pexels