Comemoração dos aniversariantes de janeiro

Os aniversariantes de janeiro participaram de uma comemoração, nesta sexta-feira, 27, preparada pelo setor de Gestão de Pessoas. O momento especial integra as ações de endomarketing programadas para 2023. A confraternização foi realizada na cantina, no início da manhã.

Melquisedeque, Karine e Diones participaram da comemoração

“A confraternização nos proporcionou um momento de integração com os colegas, achei muito bom e importante essa nova proposta de comemoração entre os colaboradores”, comenta Karine Pessi Kern, que celebrou seu aniversário com outros dois colegas: Melquisedeque Oliveira dos Santos e Diones Alexandre de Azevedo. Os aniversariantes da CERTAJA Energia que exercem suas atividades em outros municípios receberão um mimo.

A festinha para os aniversariantes de fevereiro já tem data marcada: 24/02, às 7h45min, na cantina! 


Equipe desenvolve projeto-piloto de um sistema de atas para reuniões

O setor de Inteligência Corporativa trabalha no projeto-piloto de um sistema de atas para reuniões. A iniciativa partiu do coordenador Michael Lima e tem como objetivos otimizar os registros das reuniões dos setores e deixar privadas as informações de cada setor.

A colaboradora Nathália Dutra, que auxilia no processo, explica que o desenvolvimento da ideia foi iniciado em dezembro. “Será uma contribuição importante, pois possibilitará que a direção acompanhe quais setores estão realizando suas reuniões de forma regular.

O colaborador Marlon Brandão Coutinho (TIC) cuidou dos requisitos necessários e Thales Castro D’agua (TIC) desenvolveu o sistema. Nesta quinta-feira, 26, a iniciativa foi apresentada ao coordenador do setor de Engenharia, Geison Quadros, que participará do projeto-piloto, testando e apontando melhorias. “Em breve, o sistema será disponibilizado a todos os setores”, destaca Nathália.

Geison, Thales e Nathália se reuniram nesta quinta-feira, 26

Espaço Livre

A dica do Fique Ligado desta semana é da colaboradora Nathália Dutra, do setor de Inteligência Corporativa. Ela compartilha a mensagem de Geraldo Rufino, publicada no perfil do Instagram do empreendedor, palestrante e escritor.

“Nós somos aquilo que acreditamos ser, quando você passa o tempo todo dizendo que não é bom, que não vai conseguir e que não é capaz é porque já não existe fé em si mesmo. Você precisa ser apaixonado por si e manter a sua fé em alta. Você é aquilo que acredita ser!”


Curso Técnico em Cooperativismo EaD está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Cooperativismo EaD do Colégio Politécnico da UFSM. As inscrições podem ser feitas até 30 de janeiro. O curso é 100% online e gratuito, e tem duração de um ano e meio.

São 60 vagas. Para ingressar, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da confirmação da vaga/matrícula. As aulas terão início no primeiro semestre letivo de 2023.

Acesse o edital: Curso Técnico em Cooperativismo (EaD) do Colégio Politécnico da UFSM


Vale a pena dar play de novo

O vídeo que conta um pouquinho sobre o Jornal Certajano foi divulgado nas redes sociais da Cooperativa em dezembro. A captação de imagens e edição é do Estúdio Alfa de Comunicação, de Lajeado, com supervisão e revisão do setor Comercial e Marketing. Vale a pena conferir a história do periódico e o depoimento dos nossos cooperados sobre esta publicação que é um orgulho para todos nós!


Reunião do Conselho Fiscal

A primeira reunião do ano do Conselho Fiscal foi realizada na quarta-feira, 25. Na pauta, entre outros assuntos, estava a nova estrutura da Cooperativa, o desempenho financeiro de dezembro de 2022, a pré-assembleia e a Assembleia Geral Ordinária. Os conselheiros também puderam conhecer o carro 100% elétrico, adquirido pela CERTAJA Energia em dezembro.


Conselho de Administração faz primeira reunião do ano

O Conselho de Administração da CERTAJA Energia realizou a primeira reunião de 2023, na terça-feira, 24 de janeiro. Foram pautas do encontro, entre outros assuntos, o desempenho financeiro do mês de dezembro de 2022, a pré-assembleia, a data da Assembleia Geral Ordinária, e o plano de trabalho – planejamento estratégico.



Dica de saúde – Hanseníase

O último domingo do mês de janeiro é marcado como o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, uma das doenças mais antigas das quais se tem registro e que, no passado, era chamada de lepra. Em janeiro, anualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também realiza a campanha Janeiro Roxo, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Infectocontagiosa, a doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, e possui evolução lenta: entre a infecção e os primeiros sintomas podem se passar sete anos ou mais.

A hanseníase possui duas formas, sendo que uma delas tem potencial de transmissão. A doença é crônica, não hereditária e tem como principais sintomas manchas na pele, que podem ser claras, vermelhas ou escuras, e insensíveis ao toque e ao calor. Essas manchas podem estar associadas à perda de pelos e à ausência de transpiração na região atingida. O problema também pode afetar os olhos, a respiração e os nervos periféricos.

Quando um nervo é atingido, surgem dormência, perda de tônus muscular e retrações dos dedos com as consequentes incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e inchaços nas orelhas, pés, mãos e cotovelos.

A importância do diagnóstico precoce

Diante do aparecimento de qualquer sintoma, a recomendação é que um dermatologista seja procurado para avaliação e encaminhamento do paciente para tratamento, quando confirmado o diagnóstico.

Vale ressaltar que a hanseníase tem cura, mas se não tratada pode deixar sequelas e, quanto mais cedo é detectado o problema, mais rápida é a recuperação. Em qualquer estágio da doença, o tratamento é feito com medicamentos antibióticos por um período que varia de seis meses a um ano. Logo após a primeira dose da medicação, não há mais risco de transmissão.

Também é importante frisar que tocar na pele do paciente não causa a infecção, já que a transmissão se dá por meio do contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz de pacientes portadores da forma transmissora, que não se encontram em tratamento e com os quais haja uma convivência muito próxima e prolongada.

Caso não haja contraindicação e a fim de reforçar o sistema imunológico, o Ministério da Saúde recomenda a vacina BCG em pessoas que moram no mesmo domicílio de quem foi diagnosticado.

Fonte: Unimed VTRP e Sociedade Brasileira de Dermatologia