Pré-assembleias mobilizam Núcleos

A CERTAJA Energia continua realizando as reuniões/pré-assembleias com seus Núcleos Regionais Cooperativos. Nelas, os participantes podem conhecer os números atualizados da Cooperativa e saber um pouco mais sobre os recursos, investimentos e programas.

Nesta semana, ocorreram mais três encontros. O Núcleo 4 (Vale Verde e General Câmara) se reuniu no Centro de Cultura de Vale Verde, no dia 14/03; Já a reunião do Núcleo 7 – Triunfo 1 foi realizada no dia 15/03, no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Barro Vermelho; e a do Núcleo 5 (Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Rio Pardo), no dia 16/03, no CTG Gaudérios da Querência, em Passo da Mangueira – Passo do Sobrado.

Reunião do Núcleo 4, no Centro de Cultura de Vale Verde
Núcleo 7 – Triunfo 1 se reuniu no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Conceição
Encontro do Núcleo 5, no CTG Gaudérios da Querência, em Passo da Mangueira – Passo do Sobrado

Próximas reuniões:

Núcleo 8 – Triunfo 2
22/03, quarta-feira, às 19h30min
Local: Salão da Igreja Católica – Porto Batista, Triunfo

Núcleo 10 – Triunfo 3
23/03, quinta-feira, às 19h30min
Local: Capela Santo Isidoro – Boa Vista, Triunfo

Núcleo 9 (Montenegro, Capela de Santana e Nova Santa Rita)
24/03, sexta-feira, às 19h30min
Local: CTG Estância da Vendinha


GP apresenta política admissional e programa de endomarketing

Na terça-feira, 14/03, o setor de Gestão de Pessoas (GP) apresentou, aos coordenadores da Cooperativa, a política do processo admissional, que foi reformulada de acordo com as ações propostas no Conexão CERTAJA.

“O diferencial é a retomada do treinamento introdutório, que existia em outro formato e que estava em stand-by. Nós o reformulamos para que o novo funcionário entre e conheça a Cooperativa”, explica Marina Fazenda. No treinamento, são apresentados as rotinas e os processos que envolvem o colaborador e o setor de Gestão de Pessoas.

A política do processo admissional traz uma novidade: o coordenador da área do novo colaborador será responsável por  indicar com quais setores o contratado deve ter contato, para que possa desempenhar suas funções adequadamente, e o setor de Gestão de Pessoas organizará a agenda de integração, conforme a solicitação.

“Dessa forma, o funcionário não entra na sua atividade sem ter o conhecimento do fluxo do processo. Ele entra executando seu trabalho, mas ciente do impacto disso nos outros setores – e do impacto dos outros setores na função que exerce”, explica Andréia Cruz, coordenadora do GP.

O setor de Gestão de Pessoas também apresentou o programa de endomarketing, cujo propósito é atrair, envolver e reter pessoas na Cooperativa. Este foi criado pelo GP, SESMA, com contribuições da CIPA e apoio do setor Comercial e Marketing, para o desenvolvimento das ações.


Espaço Livre

No Espaço Livre desta semana, a colaborada Fabiana Martins indica um vídeo que encontrou nas redes sociais e que a inspirou. Nele, o treinador de alta performance e ex-nadador da Seleção Brasileira, Joel Jota, lê uma poesia sobre persistência.

Para Fabiana, a persistência está relacionada ao desenvolvimento pessoal e à superação. “Só melhoramos, quando fracassamos, se formos capazes de aprender com essas experiências e de avançar com persistência e determinação.”

Confira o vídeo:


Autoconhecimento e relacionamento interpessoal em pauta, em Triunfo

Nos dias 14 e 15 de março, a CERTAJA Energia, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural de Triunfo, levou à comunidade de Boa Vista, em Triunfo, o curso “Autoconhecimento e relacionamento interpessoal“. A atividade reuniu 11 participantes na casa da cooperada Dilma Vargas e teve carga horária de 16 horas.

Assistente social, especialista em psicologia positiva e gestão de pessoas, Elenita Pozzebon Pinheiro ministrou a capacitação, que abordou, entre outros assuntos, o desenvolvimento de habilidades, as atitudes comportamentais e os objetivos de vida.


Curso de bonecos de pano

A localidade de Passo Fundo, em Triunfo, recebeu o curso “Bonecos de pano”, entre os dias 13 e 16 de março. A atividade, fruto de parceria entre SENAR-RS, Sindicato Rural de Triunfo e CERTAJA Energia, reuniu 10 participantes no Clube de Mães Santa Ana e teve carga horária de 32 horas.

Noções básicas de costura, preparação e confecção de moldes; vestuário para bonecos; costura, pintura das peças e montagem dos bonecos fizeram parte do conteúdo programático, ministrado pela instrutora Maíse Pinheiro. As alunas também receberam orientações sobre decoração e utilização dos bonecos, comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança no trabalho.


Comemoração de formatura

Gerente Administrativo Financeiro da Cooperativa, João Ederson Pacheco celebrou sua formatura em Administração de Empresas, no dia 11 de março. Na tarde do dia 13, comemorou a conquista com os colegas e amigos da CERTAJA Energia, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. Teve discurso, teve lanche, e a famosa maionese, preparada pelo mais novo administrador do pedaço. Parabéns e muito sucesso!



Dica de saúde – endometriose

Esta semana teve uma data especial: 13 de março – Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. A doença ginecológica silenciosa atinge cerca de um décimo das mulheres e pessoas com útero no Brasil. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% – e entre as que convivem com dor pélvica, chegam a 70%.

Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde registrou mais de 10 mil procedimentos hospitalares (incluindo internação) por conta da doença. E o SUS oferece diagnóstico e tratamento para a população, a partir de uma atenção integral.

Mas o que é essa doença? A endometriose é definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina que induzem uma reação inflamatória crônica.

Isso pode evoluir para quadros de dores que reduzem, substancialmente, a qualidade de vida e podem ser incapacitantes.

 

Tratamento
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, ou ainda a combinação desses, e sua escolha deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a extensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade da paciente, efeitos adversos dos medicamentos e taxas de complicações cirúrgicas.

Para quem não deseja ter (mais) filhos, a remoção dos ovários e do útero também pode ser uma alternativa. Cada caso é único, e o tratamento deverá ser definido junto ao profissional médico – todos eles são oferecidos pelo SUS.