Nesta semana, temos uma novidade muito especial: o Fique Ligado, nosso informativo semanal interno, agora pode ser acessado de qualquer dispositivo. A publicação ficava restrita à intranet e, consequentemente, era acessada somente pelos colaboradores dos setores administrativos.
Vice-presidente da Cooperativa, Ederson Madruga explica que a restrição da visualização do Fique Ligado em ambientes externos à rede da CERTAJA foi uma sugestão acatada nos primeiros processos de adequação à LGPD.
“Com o amadurecimento frente a esta nova legislação, a direção da CERTAJA entende que esta medida pode ser alterada e, por isso, a partir desta semana, o Fique Ligado poderá ser acessado de qualquer lugar. Entendemos que, com isto, estaremos ampliando a comunicação interna e permitindo a todos a participação nas atividades da Cooperativa”, destaca.
Com a liberação do acesso, as equipes que saem a campo, por exemplo, poderão conferir as notícias, imagens e os vídeos divulgados na plataforma, e ficar por dentro do que acontece na Cooperativa. “E quando eles forem a notícia, vão poder acompanhar o material”, destaca a responsável pelo Fique Ligado, Cristiane Lautert Soares.
“Todas as sugestões que recebemos na pesquisa de satisfação sobre o Fique Ligado estão sendo colocadas em prática. Creio que isso já pode ser percebido pelos leitores a cada edição. E estamos felizes de conseguir atender mais essa solicitação”, comemora.
Alegria, descontração, jogos, torcida e comida boa. O Campeonato Interno de Futebol Sete tem a fórmula perfeita para atrair o público e envolver familiares e colaboradores da CERTAJA Energia e CERTAJA Desenvolvimento.
A competição, que teve início no dia 10 de março, conta com cinco equipes, compostas por funcionários e dependentes. Segundo Leandro Vargas, nome à frente da Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA), cerca de 80 pessoas, entre atletas e torcida, marcam presença em cada rodada.
“A ideia de abrir as inscrições também para os dependentes aumentou muito a participação e levou mais gente para os jogos”, destaca Vargas, que elogia o comprometimento dos atletas e o envolvimento das pessoas que assistem às disputas. “Um dos vários objetivos é a socialização. Com o campeonato, colocamos a Associação em movimento.”
Os jantares e lanches também são atrativos. Sempre tem algo para comer – pastel, carreteiro, petisco de carnes, massa com carne de panela. “O ambiente é familiar; a comida é da melhor qualidade e tem valor irrisório”, comenta Vargas. “Fica o meu convite, para que mais pessoas participem conosco desses momentos de confraternização”, acrescenta.
Programe-se:
O campeonato terá mais três rodadas. Uma de classificação, que ocorre nesta sexta-feira, 14/04; a semifinal, no dia 28/04; e a final, no dia 05/05. Quem quiser participar do jantar precisa confirmar, antecipadamente, sua presença por e-mail (acerta@certaja.com.br) ou pelo WhatsApp (51) 99707-7982.
Os colaboradores Marcos Oliveira de Andrade e Michael Lima participaram da Gramado Summit 2023, realizada entre os dias 12 e 14 de abril, no Serra Park, em Gramado. O evento é considerado o maior brainstorming da América Latina e uma imersão no ecossistema de inovação. Sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes, e feira de negócios, com mais de 500 expositores e centenas de investidores, fizeram parte da programação.
Você tem vidro e lixo eletrônico para descartar? No dia 18/04, das 9h às 17h, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Taquari realizará uma campanha de recolhimento desses materiais. A ação ocorrerá na Praça da Bandeira. Programe-se e participe!
Os colaboradores Geison Bittencourt Quadros, João Paulo Rodrigues Saldanha e Leandro Vargas participaram do Encontro de Padronização da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS). O evento foi realizado nos dias 12 e 13/04, na sede da cooperativa Ceriluz, em Ijuí.
Quem visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Triunfo sai com o coração aquecido. Pelos corredores, sorrisos, abraços, integração e proximidade. Alunos e pacientes da entidade filantrópica constituem uma família, formada por pessoas sem parentesco sanguíneo, mas que se escolhem diariamente.
E, nessa família, sempre tem lugar para mais um: nosso cooperado pode contribuir para que a instituição continue fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Por meio da ação “Doe energia”, que integra o programa “Fazer o bem CERTAJA Energia”, é possível doar, mensalmente, um valor a partir de R$ 5, arrecadado diretamente na fatura de energia elétrica.
À frente do projeto, Ana Paula Hartmann, do setor de Relacionamento com o Cooperado, explica que, por meio do programa, a Cooperativa busca fomentar as entidades da sua área de atuação, alinhada ao sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “Acreditamos na causa. No futuro, a ideia é expandir a iniciativa e beneficiar outras APAEs e instituições de outros ramos de atividade”.
“Trabalhar na APAE é apaixonante”
Voluntária na APAE desde 2002 e em seu segundo mandato como presidente da entidade, Roseli Teixeira Braga fica com os olhos marejados quando fala sobre seu trabalho.
“Trabalhar na APAE é apaixonante”, diz. “Quem trabalha aqui tem paixão por almas, tem paixão por cuidar das pessoas”, acrescenta.
Ela, que também levanta a bandeira do cuidado das famílias, explica que Estado e Município compram vagas na instituição, o que não é suficiente para manter a estrutura e a excelência dos serviços. Por isso, a APAE realiza diversas promoções e campanhas. “Sem a participação da comunidade, nada acontece”, ressalta. “Precisamos dela. Não importa o valor. De pouco em pouco, conseguimos dar um suporte melhor aos atendidos e aos funcionários”, destaca.
Segundo o diretor financeiro da APAE, Rogers Antônio de Borba Kersting, os convênios – com Estado, Prefeitura e a CERTAJA Energia – oferecem previsibilidade à instituição. “Para nós, é uma segurança, uma garantia de que aquele valor é certo, todo mês.”
Saiba mais sobre a APAE Triunfo
Com ampla estrutura, a instituição dispõe de uma equipe técnica formada por 32 profissionais. Possui atividades como equoterapia, fisioterapia aquática, grupo de dança e teatro, oficinas profissionalizantes de padaria e toalhas mecânicas (estopas).
Na entidade, funcionam o Centro de Atendimento Educacional Especializado, que concentra a maioria dos atendimentos, e a Escola Especial Novos Horizontes, na qual estudam 75 alunos. Ao todo, 190 alunos/usuários são beneficiados, entre crianças, adolescentes e adultos. O impacto, no entanto é muito maior: o trabalho realizado pela APAE alcança as famílias e, também, a comunidade.
Como contribuir?
Para que a doação mensal seja efetivada na fatura de energia, o cooperado precisa assinar o termo de autorização para contribuição espontânea com a APAE e optar pelo valor da doação. Basta se dirigir à entidade, que fica na Rua Iracema de Alencar, 361, no Centro de Triunfo, ou aos postos de atendimento da CERTAJA Energia.
Um encontro do sexto ciclo de revisão do Planejamento Estratégico 2023 da CERTAJA Energia foi realizado no dia 11/04, na ACERTA. Colaboradores, coordenadores, gerentes, conselheiros e líderes de Núcleos participaram das atividades propostas e debateram aspectos importantes para a continuidade do processo.
Na abertura do evento, o presidente Renato Pereira Martins destacou a importância do trabalho que tem sido realizado. “Temos que pensar o futuro, principalmente no que diz respeito à tecnologia”, disse.
Coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima ressaltou que, a cada ciclo, busca-se aprimorar o que já se alcançou. “Das muitas evoluções que a CERTAJA teve, boa parte delas passou pelo que foi pensado dentro do planejamento estratégico”, observou.
Atividades
A identidade organizacional, a missão, os valores e princípios, a visão de futuro, a política de qualidade e o propósito da CERTAJA Energia foram temas do encontro. O vice-presidente Ederson Madruga salientou a importância de se resgatar, cada vez mais, a identidade de cooperativa. “A participação de vocês é muito importante para entendermos o que o cooperado quer e para reforçarmos essa missão e esse espírito cooperativista.”
Reunidos em grupos, os participantes também desenvolveram uma atividade sobre as personas que compõem a Cooperativa, direta ou indiretamente, e apresentaram suas ideias aos demais. Debateram, ainda, sobre as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – elencadas em trabalho anterior, realizado junto aos líderes da CERTAJA Energia – e definiram as cinco prioridades de cada fator da SWOT.
Alunos do Curso Técnico em Segurança, da Escola Farroupilha, de Triunfo, fizeram uma visita técnica a CERTAJA Energia, no dia 06/04. Os 19 estudantes, acompanhados do professor José Francisco Almeida Iracet (Nedo), foram recebidos pelos certajanos, que prepararam uma programação voltada à aquisição de conhecimento e habilidades dos participantes.
Leandro Vargas explanou sobre a Cooperativa, a segurança do trabalho (como normas, regulamentos e procedimentos) e sobre o meio ambiente. Em seguida, Geison Bittencourt Quadros abordou a parte técnica – da saída de energia elétrica das usinas até a medição nas residências dos cooperados. Também falou sobre equipamentos e detalhou a diferença entre redes de média e baixa tensão.
João Paulo Rodrigues Saldanha e Roger Schosler Gomes apresentaram o SESMA, as responsabilidades dos técnicos em segurança, as atividades que realizam a campo e os materiais utilizados pelas equipes.
No Vale a pena dar play de novo desta semana, confira o vídeo que foi produzido para a cerimônia de inauguração da Subestação Vale Verde, em outubro de 2022. A apresentação é da colaboradora Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado. A produção foi feita pelo Estúdio Alfa de Comunicação, de Lajeado, em parceria com a direção e o setor Comercial e Marketing da Cooperativa.
Todos os anos, a CERTAJA Energia participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – um dos programas do SESCOOP/RS voltados à autogestão cooperativa. Dois questionários são aplicados: um com viés na governança; outro, na gestão.
Nas manhãs ente os dias 3 e 7 de abril, a convite do Sistema OCERGS/SESCOOP/RS, nossa Cooperativa participou do Diagnóstico Assistido. Juntamente com o avaliador, analisou item por item dos questionários, trazendo evidências que possam comprovar as ações em cada questão e, assim, modificar ou não suas notas.
No dia 10 de abril, o avaliador Emerson Furlaneto apresentou o relatório, no qual apontou melhorias e ações que a CERTAJA Energia pode implementar para melhorar, ainda mais, seu resultado na busca por excelência.
A participação da CERTAJA é mais um passo em busca da ampliação de nossa capacidade de governança e gestão. A Cooperativa precisa evoluir em seus processos para buscar eficiência e segurança no futuro. Este diagnóstico nos ajuda a identificar os pontos para melhoria e fortalecer o que já fazemos com excelência, ressalta o vice-presidente, Ederson Madruga.
No dia 06/04, o setor de Gestão de Pessoas distribuiu trufas aos colaboradores, em uma ação alusiva à Páscoa. Confira algumas fotos (e preste atenção no charme da boneca com roupinha de coelho!):
A nova ferramenta para abrir chamados e solicitar serviços do setor de Tecnologia da Informação – o Service Desk – foi apresentado aos profissionais do Administrativo da Cooperativa, na manhã do dia 05/04. A colaboradora Nathália Dutra, do setor de Inteligência Coorporativa, detalhou as funcionalidades da plataforma, que pode ser acessada na intranet ou no endereço glpi.certaja.com.br.
Segundo o coordenador Michael Lima, cerca de 200 chamados são realizados mensalmente, o que torna a ferramenta indispensável. Lucas Pereira, do setor de TI, explica que o Service Desk automatiza um fluxo de trabalho, centraliza as informações e mantém todos os envolvidos cientes do andamento do processo, dos prazos e das prioridades.
“Isso é possível porque um software de Service Desk recebe, registra e atribui problemas aos técnicos apropriados, simplificando o processo para todas as partes envolvidas”, ressalta o administrador de redes e infraestrutura.
Pereira destaca que o suporte ao usuário, feito de maneira adequada e satisfatória, é fundamental para o sucesso da Cooperativa. A relação é benéfica, tanto para o usuário, que tem soluções mais rápidas e eficientes, quanto para o setor de TI, que consegue melhor controle das informações e pode prestar um serviço de mais qualidade.
Os benefícios para o setor de TI
Agilizar e sanar problemas futuros, para que haja a devida fluidez dos processos
Evitar imprevistos negativos com usuários, que podem impactar na produtividade de empresa
Transformar, automaticamente, os contatos em tickets
Criar fluxos personalizados e automatizados
Fornecer um histórico rico em informações dos atendimentos
Um treinamento de direção defensiva foi realizado no dia 04/04, na ACERTA, e reuniu 14 colaboradores. A capacitação, organizada pelo setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA) e pelo setor de Veículos, foi ministrada pelo instrutor teórico e prático de direção profissional, Alexandre Teixeira, do SEST SENAT Carazinho. O treinamento foi realizado com os veículos 4×4.
Na noite do dia 04/04, uma reunião entre CERTAJA Energia e cerca de 15 cooperados foi realizada na propriedade de Bernardo Schnoremberger, na localidade de Santa Manoela, em Paverama. A pauta do encontro foi a possibilidade de ampliação da rede trifásica na localidade, numa extensão de cerca de oito quilômetros.
Segundo a coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo, há possibilidade de utilização dos recursos do Programa Energia Forte no Campo, que está sendo encaminhado para 4º tranche. O programa conta com a participação do Governo do Estado, Municípios, Cooperativa e Cooperados.
No dia 02/04 foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida. O diagnóstico é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Conheça as principais características do transtorno do espectro autista, neste vídeo que a CIPA da CERTAJA Energia compartilha aqui no Fique Ligado: